5 cidades que estão fazendo um bom planejamento urbano

10/08/2021 às 06:002 min de leitura

Um bom planejamento urbano tem um grande impacto na vida de todos os cidadãos. Conhecemos dezenas de cidades em que o planejamento falhou, sendo marcadas com muito trânsito, poucas áreas verdes e de lazer e falta de organização nas moradias. Porém, há algumas cidades que têm se destacado pela qualidade de seus planejamentos com espaços vivos e agradáveis. 

1. Amsterdã, Holanda

Como Amsterdã teve um ótimo planejamento urbano desde o século XIV, a cidade tem um excelente histórico. Um dos fatores que fazem um bom planejamento urbano é a qualidade do transporte. Nesse sentido, Amsterdã é um exemplo. Na cidade, apenas 22% das viagens da cidade ocorrem com carros e 48% da população utiliza a bicicleta. Assim, o centro da cidade é livre de poluição e fácil de transitar. A cidade continua empreendendo com planos para revitalizar áreas ao entorno do centro até 2040. 

2. Copenhague, Dinamarca 

Brøndby Haveby é uma comunidade criada nos arredores de Copenhague. (Fonte: Hendry Do/Reprodução)Brøndby Haveby é uma comunidade criada nos arredores de Copenhague. (Fonte: Hendry Do/Reprodução)

Na Dinamarca, nos arredores de Copenhague, encontra-se uma cidade jardim, chamada Brøndby Haveby. A cidade jardim foi construída em 1964, quando o município liberou a criação das casas dentro de uma vegetação circular. O projeto foi realizado pelo paisagista Erik Mygind e as casas podem ser alugadas entre abril e outubro por moradores da cidade.

3. Londres, pós Olimpíadas 

Depois das Olimpíadas de Londres, em 2012, em vez de se tornarem elefantes brancos, as construções foram transformadas em habitações. A vila olímpica e as instalações, como estádios e quadras foram incluídas no planejamento urbano, sendo utilizados pela população e facilitando a economia local. 

4. Nova Iorque: Revitalização Urbana da Via High Line 

O High Line promove economicamente a cidade, promove a revitalização urbana e se torna um importante ambiente social que compõe a paisagem urbana de Nova Iorque. (Fonte: VIA UFSC/Repodução)O High Line promove economicamente a cidade, promove a revitalização urbana e se torna um importante ambiente social que compõe a paisagem urbana de Nova Iorque. (Fonte: VIA UFSC/Reprodução)

Inspirado no projeto de revitalização urbana do Promenade Plantée, em Paris, Nova Iorque revitalizou os trilhos elevados do século XIX que cortavam 22 quarteirões ao longo de Manhattan. Em vez de apenas derrubá-los, a prefeitura, desde 2009, revitaliza esses espaços, transformando-os em jardins suspensos. O High Line já atrai mais visitantes que a Estátua da Liberdade, mudando a experiência urbana dos habitantes. 

5. Eugene, Oregon, EUA 

Eugene é considerada a 5ª cidade mais verde da América. A cidade tem um bom planejamento urbano que vai além do transporte e espaços públicos. Eugene é uma cidade inovadora na rede de energia, utilizando fontes renováveis para gerar 85% da energia consumida na cidade. Eugene também foi eleita como a cidade mais importante dos EUA para agricultura urbana, é acessível para bicicletas e seu transporte pretende ser de carbono neutro nos próximos anos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: