Artes/cultura
25/10/2021 às 02:00•3 min de leitura
Ao longo da evolução das aves, algumas espécies se sobressaíram em relação ao tamanho e peso, atingindo marcas que as consagraram como verdadeiros colossos mundiais e tornando-se maiores até mesmo que várias pessoas consideradas grandes. E apesar de a maioria dos espécimes do reino serem minúsculos ou com tamanhos que cabem na palma da mão, outros indivíduos apavoram pela sua imponência e características físicas bastante distintas.
Confira abaixo os registros de maiores aves já encontradas no planeta.
(Fonte: Wikimedia Commons /Reprodução)
Com até 1,3 metro de altura, o abutre assustadoramente grande utiliza seu tamanho para investir contra carcaças de animais como gado e veados. A ave Vultur gryphus, que habita a Cordilheira Andina, na América do Sul, tem quase 3 metros de envergadura e hoje é considerada espécie em extinção segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), causada pela perda do hábitat e pelo envenenamento de corpos deixados por caçadores.
(Fonte: Wikimedia Commons /Reprodução)
Cegonhas como a cegonha-marabu (Leptoptilos crumenifer) e a cegonha-bico-de-sapato (Balaeniceps rex) são aves muito grandes que atingem até 1,5 metro de altura. Porém, apesar de guardarem suas semelhanças como envergadura e peso corporal, ambas se diferem em hábitos alimentares, com a L. crumenifer sendo essencialmente necrófaga e a B. rex se aproveitando de seu bico enorme para caçar qualquer coisa que respire e caiba na boca.
(Fonte: Wikipedia/Reprodução)
Animal que compartilha ancestrais em comum com avestruzes e emus, a ema é a maior ave das Américas, alcançando até 1,5 metro de altura e 35 kg. Nativo de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, o pássaro atinge até 35 km/h com suas longas pernas e utiliza sua massa corporal para formar bandos de até 100 indivíduos e se defender de predadores.
(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Com até 1,7 metro de altura e aproximadamente 14 quilos, o cisne-branco (Cygnus olor) utiliza suas proporções para defender suas famílias e território. Apesar de aparentar ser sereno e tranquilo em águas calmas, o animal dispõe de um eficiente sistema de comunicação via assobio, conseguindo emitir sons específicos para alertar outros membros do bando e solicitar ajuda para lançar um ataque direto contra potenciais ameaças.
(Fonte: Bird Watchers Guide/Reprodução)
O pelicano-crespo (Pelecanus crispus) é o pássaro voador mais alto do mundo e alcança dimensões de 1,75 metro, com cerca de 15 quilos. Encontrada em rios, lagos e estuários no sudeste da Europa, Rússia, Índia e China, a ave apresenta uma personalidade sociável e relativamente calma.
(Fonte: Pixabay/Reprodução)
Classificado como o pássaro mais perigoso do mundo por ser agressivo e extremamente territorialista, o casuar alcança até 1,8 metro em sua maior espécie conhecida, o casuar-do-sul (Casuarius casuarius). O animal se destaca por ter um longo histórico de assassinato de humanos, utilizando suas garras afiadas e velocidade de bote para eliminar qualquer ser vivo que considere ameaça.
(Fonte: Wikipedia/Reprodução)
O emu (Dromaius novaehollandiae), espécie endêmica da Austrália, é a segunda maior ave do planeta. Com seus quase 1,9 metro de altura, o animal só perde para seu familiar distante, o avestruz, e assim como ele é incapaz de levantar voo. Suas duas pernas longas também garantem altas velocidades, conseguindo atingir até 48 km/h com estabilidade durante todo o trajeto.
(Fonte: InfoEscola/Reprodução)
O avestruz-comum (Struthio camelus) é considerado o maior pássaro do mundo, podendo alcançar uma altura de até 2,8 metros e um peso de até 160 kg. E apesar de suas proporções não permitirem que consiga voar, o animal é dotado de duas pernas longas que servem como meio de combate, exercendo chutes poderosos contra presas e predadores, e como motor, conferindo velocidades de até 69 km/h. Assim, o avestruz também é o ser de duas pernas mais rápido do planeta.