Artes/cultura
29/11/2021 às 09:30•2 min de leitura
Embora a Austrália seja conhecida mundialmente como a casa das espécies mais exóticas de animais no mundo todo, o Brasil não fica muito atrás quando o assunto é diversidade de fauna. Inclusive, o país oceânico pode até ter criaturas muito atraentes e curiosas, mas a quantidade de animais exuberantes em território brasileiro é impressionante — até mesmo em termos de aracnídeos.
Pensando nisso, nós criamos uma lista com cinco das espécies mais fenomenais de aranhas que podemos encontrar ao redor do Brasil. Veja só o que separamos sobre essas maravilhosas criaturas de oito patas.
(Fonte: Rafael Mariante)
Pertencente à família Salticidae, a aranha Nycerella aprica faz parte das chamadas aranhas-saltadoras ou papa-moscas. Podem ser encontradas principalmente no sul do Brasil e em outros países, como a Argentina e o Paraguai. Embora possam aparecer em uma maior variedade de cores, costumam apresentar tons mais próximos do preto e do marrom.
Essas encantadoras criaturas são bem pequenas e não oferecem nenhum tipo de risco para os seres humanos. Normalmente podem ser encontradas vivendo em folhas de algumas plantas ou em lugares escuros de uma casa. Seu olhar penetrante é uma das características mais notáveis nas fotos aproximadas da espécie.
(Fonte: Rafael Mariante)
Assim como a Nycerella aprica, a aranha Acragas trimaculatus também se enquadra como uma aranha-saltadora. Mesmo que o nome científico seja derivado do nome grego Agrigento, uma antiga cidade na Sicília, as aranhas desse gênero são normalmente encontradas na América Central e Sul, incluindo o Brasil.
Chamam muita atenção pela sua coloração bastante forte, que passa do amarronzado para alguns tons de verde bem vibrantes. Essa é inclusive uma característica que facilita para que elas se camuflem nas folhas e consigam devorar suas presas.
(Fonte: Zuleica Beirute)
A aranha Epicadus heterogaster, popularmente chamada aranha-flor, pode ser considerada uma das mais intrigantes, fatais, e belas da família Thomisidae, também chamadas de aranhas-caranguejo. Com cerca de 4 cm de comprimento, essas criaturas têm uma coloração que varia em três escalas: branco, amarelo e lilás.
Seu abdômen tem um formato bastante peculiar, lembrando muito o formato de uma flor. Vale ressaltar que essas aranhas também são fluorescentes em luz ultravioleta, o que facilita na caça de insetos que enxergar em UV e visitam plantas que repelem esse comprimento de onda.
(Fonte: João Lucas Chavari)
Descoberta em 1901, a aranha Ilargus coccineus é mais uma representante das papa-moscas na lista. Seu local de origem é na Região Sul, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná. Uma característica marcante sobre sua anatomia é ter a cabeça bastante redonda e o abdome comprido e empinado.
Normalmente, apresentam uma listra colorida que atravessa o corpo. Alguns espécimes costumam surgir com cores bastante vibrantes, como é o caso das que têm esse tom verde-piscina com mancha vermelha.
(Fonte: Rebeca Lima)
E como o Brasil parece ser casa para as espécies de aranha-saltadoras mais bonitas do mundo, nada como finalizar a lista com mais uma delas — são quatro aparições em cinco vagas. Nesse caso, podemos observar um espécime de Frigga quintensis, uma pequena papa-moscas que habita os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Esses são animais bem minúsculos e difíceis de observar, mas apresentam bastante graça. Podem ser vistas nos mais variados tipos de cor, inclusive em tons de branco que quase a fazem parecer transparente.