Artes/cultura
21/12/2021 às 07:00•2 min de leitura
Você já sabe que o nome "Brasil" vem da árvore pau-brasil, certo? Sendo assim, é comum que muita gente ache que o nosso vizinho Peru tem esse nome em homenagem à ave — só que essa hipótese não poderia estar mais errada.
Se você visitar o país, verá que o prato típico dos peruanos é o ceviche, que é feito de peixe. O peru, a ave, não tem importância na culinária local nem deveria, já que é nativa da América do Norte. Mas, então, por que o país e a ave compartilham o mesmo nome?
(Fonte: Stocksnap)
Na língua portuguesa, esse animal recebeu o nome de peru porque os portugueses acreditavam que ele era nativo do vice-reino do Peru, território espanhol que ficava além do Brasil e era mais ou menos equivalente ao país homônimo hoje. Portanto, não foi a ave quem serviu de inspiração para o nome do país andino, mas exatamente o oposto.
Os portugueses erraram o país, mas pelo menos acertaram o continente — algo que os ingleses não conseguiram fazer. Em inglês, o peru se chama turkey porque na Inglaterra acharam que a ave vinha da Turquia (que em inglês também é Turkey). É provável que esse erro tenha acontecido porque o pássaro foi introduzido no mercado inglês por comerciantes turcos.
Antes de ganhar o nome de turkey, o animal ainda foi chamado de “galo da Turquia”. Isso porque as pessoas achavam que ele era uma espécie de galinha-da-angola, que tem origem no continente africano. Todos esses animais eram vendidos aos ingleses por mercadores turcos.
Se você se espantou com os personagens da novela da Globo Caminho das Índias falando português, você se assustaria com o peru indiano. Em países como a Turquia, Rússia e Polônia, o peru tem nomes que se remetem à terra de Gandhi. O peru é chamado de hindi na Turquia, que o nome de uma das línguas faladas no subcontinente asiático. Já na Polônia o nome é dindi, uma variação da palavra de origem indiana.
(Fonte: Shutterstock)
Os primeiros povos a domesticar essa ave foram os nativos astecas. Depois deles, nativos de territórios americanos, que fazem fronteira com o que hoje conhecemos como o atual território mexicano, também passaram a criar a ave.
Aliás, foram os nativos dos Estados Unidos (EUA) que mostraram aos colonos ingleses todo o sabor do peru. Eles compartilharam a ave em uma ceia que deu origem ao feriado mais importante dos EUA: o Dia de Ação de Graças. Ah! O nome oficial (científico) do peru é: Meleagris gallopavo, ok?