Artes/cultura
31/01/2022 às 04:00•2 min de leitura
Poucas coisas no mundo são mais fofas do que seu cachorro abanando o rabo para demonstrar toda a felicidade em ver você, não é mesmo? Aliás, a cauda dos nossos animais de estimação dizem muito sobre a maneira como eles se sentem no momento e fazem até mesmo parte do seu kit de comunicação.
Mas além de dar indícios sobre o seu humor, qual a real finalidade do rabo no corpo dos cães? Para sanar essa dúvida, vamos entender o que os especialistas ao redor do mundo comentam sobre o assunto e tentar aprender mais sobre essas criaturinhas que completam nossas vidas.
Leia também: Por que os cachorros giram antes de fazer cocô?
(Fonte: Pixabay)
O rabo dos cachorros é basicamente uma extensão flexível do osso das suas costas envolto em músculos e pelo. Essa parte do corpo também carrega uma grande quantidade de vasos sanguíneos e nervos. Por esse motivo, pisar acidentalmente na cauda de um cão pode gerar tamanho desconforto.
Um cachorro consegue usar os músculos do rabo para balança-lo, enrolá-lo, levantá-lo, abaixá-lo e girá-lo por aí. Entretanto, esses são só alguns elementos básicos. Em geral, cada raça canina tem um formato diferente de cauda, seja enrolada ou soltinha, o que diz muito sobre como elas foram criadas pelos seres humanos.
Todos os cachorros nascem com um rabo, mas alguns filhotes acabam tendo suas caudas cirurgicamente removidas por questões estéticas — alguns argumentam que ajuda a diminuir os riscos de lesão. No Brasil, essa prática é proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV) e deve ser evitada.
(Fonte: Pixabay)
De maneira resumida, os cachorros têm rabos por três motivos específicos: ajudar no equilíbrio e na movimentação; controlar a temperatura corporal; e se comunicar. Cada uma dessas características é essencial para o dia a dia dessas criaturas e faz parte da maneira como elas interagem com o mundo.
As caudas fornecem um importante contrapeso para os cães quando eles precisam navegar em espaços estreitos e pular. Quando eles saltam para alcançar alguma coisa, eles jogam o rabo para cima, o que ajuda na trajetória do salto e ajuda a pousar com as patas dianteiras.
A extremidade traseira do corpo dos cachorros também pode ser usada como uma hélice que os impulsiona durante uma corrida ou na natação.
Principalmente em lugares de temperatura muito gelada, a cauda pode ser um instrumento importante na vida dos cães. Raças como os Shiba Inu ou os Huskies Siberianos utilizam seus rabos peludos para cobrir o nariz e a face em dias mais frios. Isso faz com que eles consigam se aquecer por alguns instantes.
Por último, mas não menos importante, os cães aprendem a transmitir mensagens através das suas caudas desde muito jovens. Os cachorros até podem controlar os músculos do rabo que realizam os movimentos, mas normalmente essas ações são feitas naturalmente.
A cauda é um meio de comunicação que um filhote tem para mostrar suas necessidades para sua mãe ou para seu dono, indicando sinais de dominância ou submissão. Cães que querem mostrar quem é que manda costumam manter a cauda levantada para exalar o cheiro das glândulas anais, enquanto perfis mais submissos mantêm a cauda abaixada para mascarar o odor.