Estilo de vida
02/02/2022 às 09:30•2 min de leitura
Há quem o chame de "o maior felino que já andou sobre a Terra". O fato é que o tigre-de-bengala é um animal exuberante e poderoso, que costuma "encher" os olhos de quem o vê. Ameaçado de extinção por conta das mudanças climáticas, ele é uma das seis subespécies de tigre restantes no planeta — três delas não existem mais.
Saiba as características desse animal que habita algumas regiões da Índia.
(Fonte: Pxhere)
Muita gente acha curioso o "sobrenome" popular desse tigre, e as crianças podem até imaginar um tigre velhinho que, por isso, usaria uma bengala. O nome deste nobre felino, no entanto, não tem nada a ver com a sua idade.
Na verdade, os tigres-de-bengala se chamam assim por conta da alta incidência deles na região da Bengala Ocidental, um estado da Índia. A famosa cidade de Calcutá é a capital desse estado e, por ser natural da Índia, ele também costuma ser chamado de tigre-indiano.
(Fonte: Pxhere)
Os tigres-de-bengala têm populações em pontos espalhados da Índia e países vizinhos. Uma das principais características desses animais é que compartilham o hábito de viverem isolados. Eles, inclusive, costumam deixar marcar olfativas onde moram para manter seus rivais longe deles.
(Fonte: Pixabay)
O tigre-de-bengala prefere ficar perto da água, principalmente em épocas quentes. Por conta disso, é um bom nadador e costuma incluir na sua dieta animais que vivem também no mesmo hábitat, como crocodilos e cobras pítons.
(Fonte: Shutterstock)
As brigas por território são outra marca desse maravilhoso animal. Expulsar rivais e impedir que invasores adentrem seu espaço são hábitos que costumam contribuir para que a taxa de mortalidade dessa espécie seja alta. Entre os artifícios utilizados, estão espalhar substâncias com odores característicos no ambiente, especialmente das glândulas de suas patas.
(Fonte: Pixabay)
Todos nós costumamos temer os tigres — e com razão. Mas o fato é que, de modo geral, eles evitam os seres humanos e só atacam quando se sentem ameaçados. Eles também estarão mais propensos a atacar pessoas caso estejam doentes ou habitem regiões onde as suas presas naturais já desapareceram.
(Fonte: Pxhere)
A fêmea do tigre-de-bengala costuma dar à luz a uma ninhada de 2 a 6 filhotes, os quais criam praticamente sem nenhuma ajuda do macho. Os tigrinhos costumam aprender a caçar por volta dos 18 meses e vivem em torno da mãe durante 2 ou 3 anos, quando começam a se afastar dela para procurar o próprio território.
(Fonte: G1)
De modo geral, os tigres são muito visados por caçadores, o que leva ao triste fato de que sua população é bastante reduzida no mundo inteiro. Além disso, as alterações do habitat natural desses animais, por conta de mudanças climáticas, tornam ainda mais difícil a sua sobrevivência.
No caso dos tigres-de-bengala, eles estão ameaçados por conta das consequências climáticas em uma das principais fortalezas de tigres do mundo, que é um mangue arbóreo localizado em Sundarbans, em Bangladesh. Segundo um estudo publicado na revista Science of the Total Environment, como 70% dessa região está a poucos metros acima do nível do mar, há um risco alto da diminuição desse território por conta do aquecimento global, o que impactaria diretamente na vida desses tigres. O estudo estima que, em 2070, não haverá mais hábitat adequado para esse animal.