Artes/cultura
25/03/2022 às 09:00•2 min de leitura
Seja na rua, no trabalho ou em casa, é bem provável que você tenha tido um encontro com uma formiga nos últimos tempos. Essas pequenas criaturas podem ser achadas em todos os cantos e estão constantemente procurando por uma nova tarefa para completar seu dia a dia.
Afinal, as formigas são conhecidas por ser um dos animais mais trabalhadores da natureza, sempre em busca de ajudar suas comunidades. Mas será que correr atrás de comida é a única coisa que elas sabem fazer? Veja só seis coisas incríveis que as formigas conseguem realizar e você provavelmente não sabia!
(Fonte: Shutterstock)
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a rainha de um formigueiro é decidida através da alimentação e não por genética. Sendo assim, qualquer exemplar de formiga tem uma determinada probabilidade de se tornar membro da "realeza". Larvas que recebem dietas ricas em proteína tem mais chances de evoluir em rainhas.
Caso o contrário, essas fêmeas virarão formigas operárias e trabalharão para servir ao formigueiro. As tarefas feitas por uma operária incluem cuidar da rainha e dos filhotes, forragear, policiar conflitos na colônia e eliminar resíduos.
(Fonte: Shutterstock)
Essencialmente, a única função de uma formiga macho é se reproduzir e morrer, mas há um motivo para isso. O sexo de uma formiga é determinado pelo número de cópias do genoma que possui e os machos são gerados de ovos não fertilizados, portanto não recebem o genoma de um pai.
As formigas fêmeas, em comparação, se desenvolvem a partir de ovos fertilizados e têm duas cópias do genoma – uma do pai e outra da mãe. As formigas machos funcionam como espermatozoides voadores, que acabarão falecendo logo após acasalar.
(Fonte: Shutterstock)
Quando as condições são quentes e úmidas, as rainhas virgens aladas e os machos deixam seus ninhos em busca de parceiros. Durante esse período, essas formigas voam por vários metros no chamado voo nupcial — que precisa anteceder a temporada de chuvas.
Depois que o acasalamento acontece, as rainhas caem no chão e perdem suas asas, enquanto os machos morrem rapidamente. Então, elas escolhem um local de nidificação e se enterram no solo macio de chuvas recentes, onde permanecerão sem se alimentar até que suas filhas operárias nasçam.
Another remarkable example of tool use in ants: fire ants “paving” sticky surfaces. I’ve seen signs of this behavior, but I didn’t expect it to be so robust until my friend told me about it (Wang et al., 2021 Insect Science). pic.twitter.com/BaHBmlgtXM
— Horace Zeng (@horacezhl) March 14, 2022
As formigas são verdadeiras construtoras e existem exemplos notáveis disso por aí. Se não bastassem os incríveis caminhos feitos no formigueiro para facilitar a locomoção das formigas por baixo da terra, elas também são capazes de "pavimentar" seu caminho quando se deparam com uma rota muito pegajosa.
No vídeo acima, podemos ver um grupo de formigas utilizando alguns fragmentos cristalinos para tapar um pedaço do vidro onde elas encontraram dificuldade para caminhar. O trabalho leva tempo e exige o esforço de muitas operárias.
(Fonte: Shutterstock)
As formigas têm uma grande influência nos ecossistemas em todo o mundo e seus papéis são diversos. Enquanto algumas formigas são consideradas pragas, outras atuam como agentes de controle biológico. As formigas beneficiam os ecossistemas ao dispersar sementes, polinizar plantas e melhorar a qualidade do solo.
Formigas também podem ser usadas na fabricação de novos antibióticos e para contribuir para a saúde humana em geral.
(Fonte: Shutterstock)
Nós todos sabemos que os formigueiros são estruturas complexas e que podem se arrastar por largas proporções. Entretanto, qual é o maior formigueiro já registrado na história? Em 2000, pesquisadores descobriram uma gigantesca colônia que abrigava 33 populações diferentes de formigas em um único lugar.
Em dado momento, todos esses grupos se fundiram e geraram uma comunidade que se estendia por mais de 5.900 km. A supercolônia possuía milhões de ninhos e bilhões de formigas operárias.