Alho: 7 coisas que você (provavelmente) não sabia sobre ele

07/09/2022 às 12:002 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O alho chegou ao Brasil trazido pelos portugueses que precisavam de hortaliças que pudessem ser armazenadas por meses sem apodrecer. Além de servir como condimento para comida, o alho é usado há milhares de anos com fins medicinais. Saiba mais sobre os diferentes usos desse tempero na lista que preparamos.

1. Há registros de seu uso há 4 mil anos

Alho é usado como tempero há milênios. (Fonte: Shutterstock)Alho é usado como tempero há milênios. (Fonte: Shutterstock)

Os primeiros registros do uso dessa hortaliça datam de 4 mil anos na região da Mesopotâmia. Além desse território, o alho também era utilizado entre egípcios e chineses. Já a sua disseminação no Ocidente se deu a partir de plantios na costa do mar Mediterrâneo.

2. A lenda de que ele serve contra vampiros tem origem incerta

Origem da lenda de que alho combate vampiros é incerta. (Fonte: Shutterstock)Origem da lenda de que alho combate vampiros é incerta. (Fonte: Shutterstock)

Alguns estudiosos apontam que a crença se deve ao fato de que por muitos anos comer alho era uma forma de espantar mosquitos, ou seja, espantar seres sugadores de sangue. Já em outra versão, a associação entre ambos surgiu a partir de uma doença sanguínea chamada porfiria.

De acordo com o Museu Carnegie de História Natural, esse distúrbio pode tornar a pele pálida e encolher as gengivas dando a impressão de que os dentes são maiores. E, como o alho parece acentuar os sintomas da doença, pessoas com a enfermidade costumavam evitar seu consumo, daí teria surgido a teoria.

3. Os benefícios para a saúde são muitos

Alho é aliado da saúde. (Fonte: Shutterstock)Alho é aliado da saúde. (Fonte: Shutterstock)

Alguns estudos sugerem que o consumo de alho pode equilibrar a pressão arterial, diminuir o colesterol, regular a função imunológica e prevenir certos tipos de câncer. Além disso, um estudo realizado com funcionários de uma fábrica de baterias apontou que a alicina, um composto presente na hortaliça, ajuda a proteger os órgãos da toxicidade de metais pesados.

4. Seus usos medicinais foram descritos por egípcios e gregos

Egípcios indicavam o uso do alho para 22 fins medicinais. (Fonte: Shutterstock)Egípcios indicavam o uso do alho para 22 fins medicinais. (Fonte: Shutterstock)

Os egípcios deixaram registrados em um papiro conhecido como Papiro Ebers 22 benefícios para a saúde que o alho proporcionava. Entre os gregos, a planta é citada em textos de Virgílio, Plínio e Galeno que exaltavam as qualidades do condimento. 

5. A China produz 80% do alho consumido no planeta

Maiores produtores estão na Ásia. (Fonte: Shutterstock)Maiores produtores estão na Ásia. (Fonte: Shutterstock)

Tendo em vista que o alho tem sido usado na ásia há milênios, é de se esperar que os maiores produtores estejam lá. A China produz mais de 25 milhões de toneladas do condimento por ano. Em segundo lugar está a Índia com 5% da produção mundial.

6. Os chineses são também os maiores consumidores de alho

Consumo de alho na China é o maior do mundo. (Fonte: Shutterstock)Consumo de alho na China é o maior do mundo. (Fonte: Shutterstock)

O consumo médio na China é de impressionantes 14,3 kg de alho por pessoa, por ano. Os americanos consomem em média 0,91 kg. Já no Brasil, segundo a Embrapa, o consumo é de aproximadamente 1,5 kg por ano.

7. O alho já serviu como cola

Alho já foi da cozinha para o ateliê. (Fonte: Shutterstock)Alho já foi da cozinha para o ateliê. (Fonte: Shutterstock)

Hoje em dia, nós temos acesso a cola em qualquer papelaria, mas no século XIII, artesão que trabalhavam com trabalhos finos como colar folhas de ouro ou prata em objetos da realeza se utilizavam de alho para fixar as peças.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: