Ciência
13/10/2022 às 10:00•2 min de leitura
Uma escavação no Peru encontrou dezenas de corpos de crianças que teriam sido vítimas de sacrifícios rituais séculos atrás. Esta não é a primeira leva de esqueletos encontrados no local e, segundo arqueólogos, provavelmente não é a última. Estima-se que muitos corpos ainda estejam enterrados no campo de escavação peruano.
Gabriel Prieto, um professor assistente de antropologia na Universidade da Florida, afirma que os esqueletos apresentam evidências de que o coração das vítimas foi removido. Prieto vem encabeçando as escavações na região de Pampa La Cruz, perto de Huanchaco — onde os 76 corpos foram encontrados recentemente.
Corpos foram encontrados em escavação no monte artificial em Huanchaco, no Peru
Segundo o antropólogo, todos os esqueletos descobertos no local nesta recente etapa da escavação tinham um "corte transversal através do esterno". Prieto afirma que isto sugere a possibilidade de terem "aberto a caixa torácica e possivelmente removeram o coração".
Ainda de acordo com o professor, os corpos teriam sido enterrados em um monte artificial e com os pés apontando para o leste. Ele admite ainda não saber o motivo de as vítimas terem sido dispostas nessa posição. "Achávamos que esta área, particularmente o monte, era livre de sacrifícios de crianças Chimu, mas descobrimos o oposto".
Embora ainda não tenham feito a datação de carbono dos 76 "novos" corpos, outras vítimas encontradas enterradas na mesma região foram sacrificadas entre os anos 1100 e 1200, período em que os Chimu habitavam largamente aquela área. Como o povo daquela cultura construiu sistemas de irrigação e campos de agricultura nas redondezas, é possível que os sacrifícios tenham sido feitos para pedir a benção dos deuses para tais empreitadas.
Crianças podem ter sido sacrificadas pelos Chimu para abençoar plantações e colheitas
Levando em consideração os resultados da escavação até o momento, Prieto acredita que ainda há muito mais a ser desenterrado nas proximidades de Huanchaco. Com a pesquisa no local funcionando ativamente há anos, até agora já foram descobertas cerca de 460 crianças (todas com indícios de remoção do coração) e três adultos entre as escavações em Pampa La Cruz e Las Llamas. "Pode haver mais de 1000 vítimas, por mais louco que isto possa soar", disse o professor.
É possível que os rituais de sacrifício tenham sido herdados pelos Chimu. De acordo com o professor de antropologia Richard Sutter, os habitantes da região de Huanchaco já praticavam sacrifícios durante o primeiro milênio D.C. e, por isso, o costume pode ter sido passado de uma geração para a próxima.