Estilo de vida
11/01/2023 às 13:00•1 min de leitura
O déjà vu é uma sensação muito comum que causa a impressão de já termos vivido certa experiência, por mais que seja a nossa primeira vez; de já termos visto certa pessoa, mesmo que a estejamos conhecendo agora. Esse fenômeno já deu gás a teorias da conspiração e explicações místicas, no entanto, ele pode ser explicado ao analisarmos o que ocorre no cérebro durante ele.
Esse fenômeno é considerado normal se ocorrer apenas ocasionalmente, mas caso aconteça com frequência, pode ser um sinal de alguma condição mais grave, como a epilepsia do lobo temporal, como explico no artigo "O que é o déjà vu?", publicado pela revista científica Brazilian Journal of Development.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2003, o déjà vu está relacionado a sintomas como cansaço, ansiedade, stress, grande imaginação e elevado grau de instrução e pode ser explicado por 4 situações.
Apesar de a ciência ainda não conseguir detalhar totalmente os efeitos causadores dessa sensação, pesquisas apontam que o fenômeno pode ter raízes multifatoriais que, a depender da sua frequência, podem indicar problemas cerebrais graves.