O que aconteceria se a Terra começasse a girar mais rápido?

26/01/2023 às 08:002 min de leitura

Neste exato instante, por mais que você esteja totalmente imóvel enquanto lê este texto, na verdade estamos girando muito, muito rápido: a velocidade de rotação do nosso planeta é de aproximadamente 1.670 km/h. Embora o tempo que a Terra leva para girar em torno de si mesma possa variar em diferentes locais do planeta, o ponto é o seguinte: a gente hoje já se move a velocidades bem altas.

Mas se a quase 1.700 km/h estamos muito bem, sem nem mesmo perceber a movimentação, o que aconteceria se esta velocidade começasse a aumentar? Qual seria o impacto de, por exemplo, a Terra começar a girar duas vezes mais rápido do que o normal?

Como seria se a Terra girasse mais rápido?

Para início de conversa, se o nosso planeta de repente começar a rodar mais rápido, os dias seriam menores. Também ficaríamos mais leves quanto mais próximos estivéssemos da Linha do Equador, mas a diferença não seria assim tão absurda. O que realmente chamaria a atenção em um primeiro momento seriam mesmo os dias menores.

Para facilitar o entendimento, vamos imaginar que nosso planeta passasse a ter uma velocidade de rotação de aproximadamente 3.300 km/h. Nossos dias agora teriam metade do tempo, passando de uma duração de 24 horas para apenas 12 horas. Esta mudança na rapidez do giro também impactaria diretamente no clima, nas estações do ano e em eventos naturais, como tufões e furacões, que ficariam muito mais fortes.

Se a Terra começasse a girar mais rápido, teríamos dias mais curtos, com menos de 24 horasSe a Terra começasse a girar mais rápido, teríamos dias mais curtos, com menos de 24 horas

O aumento na velocidade de rotação teria muito mais impacto próximo à já citada Linha do Equador, para onde a maior parte da água em estado líquido no planeta seria concentrada graças à força centrípeta. Assim, nível dos oceanos baixaria nos polos e subiria mais na região tropical, o que levaria grande parte da América do Sul, do continente africano e de parte da Europa a ficar simplesmente submersa.

Além disso, a região mais próxima da Linha do Equador se tornaria um verdadeiro pesadelo: o clima ali seria terrível, com chuvas intensas, furacões fortíssimos e visibilidade limitada graças ao surgimento de muita neblina. Isso faria com que a Terra ficasse basicamente dividida em duas regiões principais, dificultando bastante a interação entre o norte e o sul do planeta.

É possível sobreviver caso a Terra comece a girar mais rápido?

Ainda que tudo citado até agora tenha parecido o suficiente para acabar com a vida como a conhecemos, a realidade é, que embora a situação realmente viesse a se tornar muito ruim, ainda assim poderíamos sobreviver.

Com dias mais curtos, seria necessário ajustar nossas rotinasCom dias mais curtos, seria necessário ajustar nossas rotinas

É óbvio que seria necessária bastante adaptação por parte da raça humana, que precisaria mudar bastante seus hábitos e até mesmo migrar para outras regiões. Infelizmente, o mesmo não poderia ser dito dos animais. Algumas espécies de hábitos muito específicos poderiam ter dificuldades de adaptação, podendo até mesmo se tornarem extintas em poucos anos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: