Artes/cultura
07/02/2023 às 09:30•2 min de leitura
Para mim, a gatinha mais inteligente do mundo é a Laila — essa sialata (mistura de siamês com vira lata) da foto abaixo. É a gata do meu namorado, com quem eu convivo há um ano e meio, e acabei adotando como minha também.
Contudo, minha opinião não conta na hora de ranquear as raças de gato mais inteligentes do mundo, né? E a Laila nem raça tem para ser considerada na lista.
Laila, a inspiração de todo artigo sobre gatos que eu escrevo. (Fonte: Reprodução)
A realidade é que os gatos são animais inteligentes de modo geral — sejam eles "de raça" ou sem raça definida. Porém, alguns deles se destacam por suas habilidades de treinamento, por sua curiosidade e pelos ótimos resultados em testes de inteligência. A partir disso, podemos definir uma lista das raças de gatos mais inteligentes do mundo.
Leia também: Por que os gatos siameses são tão diferentes dos outros?
(Fonte: Shutterstock)
Esses gatinhos costumam ser bem tranquilos e miam pouco, mas isso não faz com que os azuis russos sejam menos companheiros. Eles são bastante conectados com sua família e tímidos com estranhos — na realidade, eles se preocupam em garantir que seus humanos estejam em segurança. Além disso, eles funcionam como um relógio: sempre lembram os humanos da hora de tomar café da manhã ou jantar.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Com orelhinhas pontudas, corpo esguio e visual de gato selvagem, o abissínio é um dos gatos mais bonitos do mundo — mas você sabia que ele também é um dos mais inteligentes?
Essa raça, originária da África, é muito sociável, se dando bem com pessoas, outros animais e até cachorros. Quando não estão socializando, eles gostam de explorar o ambiente e desafiar sua mente com brinquedos, sendo o oposto do estereótipo de gato que dorme o dia todo.
Leia também: 5 ideias erradas que as pessoas têm sobre gatos
(Fonte: Shutterstock)
O mau egípcio une habilidades físicas e mentais em uma só raça: além de ser o mais rápido entre os gatos domésticos, ele também é um dos mais inteligentes. Ele adora gastar energia com brinquedos e, diferente de muitos gatos, gosta até de brincar na água. Sua inteligência permite que ele ligue a torneira sozinho, inclusive.
Mas, após brincar bastante, o mau egípcio também gosta muito de ficar juntinho do seu humano por ser uma raça bem companheira. Eles também são conhecidos por miar bastante.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Quem acredita que gatos não são carinhosos, com certeza não conheceu um burmês. Eles estão entre as raças mais apegadas a seus humanos e demonstram muitos comportamentos que costumamos associar aos cachorros.
Eles seguem os donos pela casa em busca de atenção e são sociáveis até com estranhos. Além disso, muitos deles até brincam de pegar bolinhas e outros objetos, como cachorros.
(Fonte: Shutterstock)
Além da inteligência no sentido de brincar e resolver problemas, o bobtail americano é um gato que demonstra ter inteligência emocional. Eles entendem as emoções dos humanos e buscam dar atenção quando sentem que seu dono precisa.
Eles também são muito sociáveis, se dando bem com estranhos e se adaptando a diversas situações. Muitos até gostam de passear e viajar com seus donos.
Leia também: Conheça 8 raças de gato apaixonantes e suas origens
Além das raças citadas na lista, outros gatos que se destacam pela inteligência são os siameses, o bobtail japonês, o gato-de-bengala, o korat e o bombaim. Mas vale lembrar que todas as raças de gato são inteligentes e sociáveis, ao contrário do que muitas pessoas pensam.