Ciência
23/02/2023 às 09:00•2 min de leitura
As estruturas da Terra, suas formações e transformações ao longo do tempo, chamam a atenção dos seres humanos. Um caso clássicos são as cavernas, enormes vazios naturais no solo, normalmente formadas pelo desgaste natural das rochas.
De acordo com espeleólogos, estudiosos de cavidades naturais e outros tipos de fenômenos geológicos, elas são divididas em dois grandes grupos, primárias e secundárias, e são caracterizadas por elevada umidade e ausência parcial ou total de luz.
Suas formações possuem grande beleza, sendo que muitas delas compõem ambientes que parecem saídos de um museu. Elaboramos uma lista com algumas das mais incríveis e belas cavernas do mundo. Confira.
(Fonte: Wikimedia Commons)
No estado do Kentucky, Estados Unidos, é possível encontrar um dos sistemas de cavernas mais longo do mundo, com mais de 600 quilômetros já explorados - de acordo com cientistas, é bastante provável que sua dimensão seja, pelo menos, o dobro. Batizada de Mammoth Cave, ela é uma caverna que serve de ponto turístico desde o século XIX.
Mas é importante ter claro que apenas 16 quilômetros podem ser acessados pelos turísticas. Anualmente, um festival de música ocorre no espaço, chamado de Cave Sing. Uma associação que ajuda a preservar o parque nacional em que Mammoth Cave está também realiza outros eventos musicais ao longo do ano, aproveitando a ótima acústica natural da caverna.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Localizada no México, sob a península de Yucatán, Sac Actun se estende por 348 quilômetros, formando o maior sistema de cavernas subaquáticas conhecido no mundo. Alguns espaços do conjunto se apresentam com abertura externa, os cenotes, permitindo que a luz solar adentre e exiba as lindas águas cristalinas de Sac Actun.
São, ao todo, 228 cenotes por todo o complexo de cavernas, que oferecem aos aventureiros lindas piscinas naturais. Por um período, acreditou-se que se tratavam de dois conjuntos subsequentes. Porém, uma expedição arqueológico mostrou que Sac Actun é um espaço único, cerca de cerâmicas e outros itens da cultura maia, incluindo sepulturas e fósseis.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Considerada a oitava caverna mais longa do mundo, Lechuguilla Cave foi, inicialmente, considerada apenas um pequeno poço de 30 metros, localizado no estado norte-americano do Novo México. A história começou a mudar em 1984, quando espeleólogos detectaram que havia uma brisa misteriosa que vinha do chão da caverna.
Até aquele momento, a única função de Lechuguilla Cave era ser fonte de guano, estrume de aves e morcegos utilizado como fertilizantes, em virtude de seu alto nível de nitrogênio. A caverna é o lar de diferentes variedades de espeleotemas, especialmente uma enormidade de estalactites de gesso.
(Fonte: Wikimedia Commons)
A história de Derinkuyu, na Turquia, é longa. Formada pelos frígios por volta de 700 a.C., é considerada o maior sistema de cavernas esculpidas à mão do mundo. Em seu auge, especialistas acreditam que tenha chegado a abrigar mais de 20 mil pessoas, além de gado e alimentos.
Foi redescoberta em uma expedição no ano de 1963 e estudos sugerem que foi construída para resistir a cercos de inimigos. Sua estrutura foi elaborada com dutos de ventilação e poços profundos, além de capelas e lagares, espaços onde se produzia vinho e azeite.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Veryovkina está localizada na Geórgia, antiga república soviética. Ela é uma impressionante caverna, considerada a mais profunda do mundo, estendendo-se por mais de dois quilômetros abaixo da superfície terrestre.
Para ter dimensão de sua profundidade, expedições conduzidas por espeleólogos levam em torno de uma semana para descer até o fim da caverna e retornar. No caminho, há cachoeiras e perigosos desfiladeiros. No seu fim, há um lago azul-turquesa, com aproximadamente 15 metros de comprimento, totalmente cercado por calcário preto.