Para que servem os balões de alta altitude?

28/02/2023 às 08:002 min de leitura

As últimas semanas têm sido bastante agitadas, com os Estados Unidos anunciando diversos avistamentos de objetos voadores não identificados — os famosos OVNIs — chegando até mesmo a derrubar alguns deles.

Mas todo esse rebuliço começou com algo muito mais simples: um balão chinês de alta atitude. Teriam os EUA agido precipitadamente? E para que servia o tal balão da China?

O infame balão chinês

Enquanto os Estados Unidos explodiram o imenso dispositivo sob a justificativa de se tratar de um balão espião, que estaria coletando informações sigilosas e enviando para o país rival, os chineses por outro lado afirmavam se tratar apenas de um aparelho de pesquisa meteorológica.

Balão chinês sobrevoou os céus dos Estados Unidos por dias até ser finalmente derrubadoBalão chinês sobrevoou os céus dos Estados Unidos por dias até ser finalmente derrubado

Independente de quem esteja certo ou errado nesta história, a situação abriu espaço para uma discussão diferente: para que realmente servem estes balões de alta altitude?

Monitorando o clima

De acordo com o National Weather Service, o serviço nacional de monitoramento do clima dos Estados Unidos, cerca de 100 balões similares são lançados duas vezes ao dia de seus diversos escritórios localizados em todo o país norte-americano. Estes dispositivos são usados para coletar dados que são encaminhados a meteorologistas, que os utilizam para gerar simulações de clima baseadas nas informações coletadas pelos balões.

Estes aparelhos podem subir a alturas de até 30,4 mil quilômetros e chegam a ficar até duas horas flutuando no ar. Por muitos anos, estes balões sobrevoam os céus de diversas nações sem fazer alarde mas, desde o incidente com o suposto dispositivo espião chinês, o governo dos EUA vem tomando medidas drásticas contra seus próprios balões meteorológicos.

Nem mesmo os balões da NASA estão a salvo da nova onda de ataques contra OVNIs nos EUANem mesmo os balões da NASA estão a salvo da nova onda de ataques contra OVNIs nos EUA

Falando ao jornal The New York Times, o cientista Terry Deshler da Universidade do Wyoming se disse chocado com a atuação das forças armadas norte-americanas. "Por muitos anos não ouvíamos nada sobre balões... Agora, estamos caçando qualquer tipo de objeto voador," afirmou.

Quem também costuma lançar balões imensos em direção aos céus é a própria NASA, que utiliza alguns muito maiores e mais duradouros do que os comumente usados por meteorologistas. Segundo o Smithsonian Magazine, todos os anos a NASA lança entre 10 e 15 balões do tamanho de estádios de futebol capazes de carregar pesos de mais de 3,6 mil quilos e voam a cerca de 23 quilômetros de altura.

Outras fontes

Além de cientistas e agências governamentais, existem ainda outras fontes lançando balões quase que diariamente nos céus dos Estados Unidos.

Centenas de balões de pesquisa são lançados diariamente nos céus dos EUACentenas de balões de pesquisa são lançados diariamente nos céus dos EUA

Empresas privadas muitas vezes lançam seus próprios aparelhos para monitorar os céus e coletar dados para seus produtos, por exemplo. Por fim, até mesmo pessoas normais como você e eu muitas vezes acabam soltando balões por puro hobby.

Independentemente do dono, parece que balões agora estão definitivamente na mira dos EUA.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: