Eca! 6 animais que usam excrementos para sobreviver

23/04/2023 às 04:003 min de leitura

Em tese, sabemos a importância do trabalho de nosso sistema digestivo, responsável pela quebra de alimentos que, posteriormente, verão seus nutrientes serem absorvidos e utilizados por nosso corpo. O que não tiver utilidade vai sair do corpo em forma de resíduo, tal qual a urina. Mas se engana quem acredita que isso é igual em todos os animais.

Na natureza, existem espécies para as quais seus resíduos são ferramentas de sobrevivência. Seja na regulação da temperatura corporal ou na defesa contra predadores, as fezes e o xixi de certos animais desempenha papel preponderante em sua vida. Conheça alguns casos.

1. Cegonha-bico-de-sapato

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Você talvez já tenha visto vídeos mostrando a cegonha-bico-de-sapato. Isso porque esse pássaro, além de atingir uma altura entre 1 m e 1,5 m e fazer um som que lembra uma metralhadora, possui uma aparência que lembra animais pré-históricos — e seu bico lembra um tamanco holandês.

Suas fezes são fundamentais à sua sobrevivência, atuando na regulação da temperatura corporal. Habitantes de regiões quentes da África, eles defecam na forma líquida, como a maioria das aves. Acontece que fazem isso nas próprias pernas, garantindo que seus resíduos esfriem seu sangue, garantindo melhor qualidade de vida mesmo em altas temperaturas.

2. Coala

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A carinha simpática do coala, esse marsupial nativo da Austrália, esconde um aspecto da vida deles: os bebês precisam ingerir uma forma do cocô materno para obter bactérias essenciais à sua alimentação.

Chamada de pap, essas fezes fornecem ao coala elementos que não nascem naturalmente consigo e que serão usados na digestão de folhas de eucalipto. Essas bactérias isolam os compostos tóxicos das plantas, excretados pela urina e pelas fezes.

3. Visco

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O pássaro visco é outro habitante da Austrália que se beneficia de seu cocô. O nome vem justamente do fato de serem ávidos consumidores de bagas de visco. No entanto, como não possuem moela, não dão conta de triturar as sementes do alimento.

Só que o sistema digestivo desse pássaro é extremamente especializado, fazendo as sementes passarem por ele em até 25 minutos sem danos. Elas ficam cobertas com excrementos do animal, o que auxilia que possam ser germinadas. Desta forma, o pássaro garante o ciclo de vida de seu principal suplemento alimentício.

4. Gambá

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

No caso do gambá, suas fezes são um elemento utilizado na sua proteção contra eventuais ameaças. Você já deve ter lido que estes marsupiais nativos da América do Norte possuem muitos predadores, como corujas, coiotes e raposas, por exemplo.

Foi assim que desenvolveram uma estratégia em que se fingem de mortos, caem duros no chão e defecam, liberando um lodo verde e muito fedido de suas glândulas anais. É desta maneira que os eventuais predadores creem que o gambá morreu há algum tempo e deixam ele de lado.

5. Besouro-tartaruga

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O nome do besouro-tartaruga vem, como seria de se presumir, do fato de se assemelharem a tartarugas, mas em miniatura, atingindo no máximo 1,2 cm de comprimento. Uma de suas habilidades é mudar a cor da carapaça quando estão sob estresse, por exemplo. Outra é sua capacidade de se proteger de inimigos usando seus excrementos.

Como se trata de um animal bastante sedentário, eles estão bastante expostos a predadores. Para se protegerem, usam sua carapaça juntamente a suas fezes, criando uma espécie de guarda-chuva de cocô, que os camufla até que o predador decida ir embora. Um método de sobrevivência fétido, mas eficaz.

6. Abutre-do-egito

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O abutre-do-egito, que apesar do nome é também encontrado em partes da Europa, Oriente Médio e Ásia Central, é conhecido por comer excrementos de vacas, ovelhas e cabras para obter nutrientes necessários à manutenção da cor de seu rosto. Das fezes destes animais, eles retiram carotenoides, grupos de pigmentos fundamentais à sua coloração.

Em sua alimentação "tradicional", isto é, carne podre e lixo, não conseguem obter a quantia necessária de nutrientes, fato que os leva a acrescentar, eventualmente, as fezes de outros animais.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: