Ciência
01/05/2023 às 06:30•2 min de leitura
Todos que já foram à praia sabem como é difícil se livrar da areia que parece ficar presa nos pés, na toalha e basicamente em qualquer outra coisa presente no local. Então, já pararam para se perguntar por que ela gruda em tudo quando fica molhada? E qual seria a explicação científica por trás disso?
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Esse material granular é formado por pequenos grãos de rochas e minerais que se desgastaram ao longo do tempo pela ação do vento, da água e de outros agentes naturais. Ele pode ter diferentes cores e texturas, dependendo da sua origem e composição. Por exemplo, a areia branca é composta principalmente por quartzo, enquanto a preta contém fragmentos de basalto.
Quando ela está seca, as partículas não se aderem porque não há nada para uni-las. Elas são apenas fragmentos sólidos que se movem livremente. No entanto, essa substância é hidrofílica, ou seja entra em contato com algo molhado, como os seus pés ou a água do mar, ela retém um pouco dessa umidade, criando uma camada fina entre os grãos que age como uma cola, fazendo com que eles grudem uns aos outros e em qualquer superfície que toquem.
Além disso, a água do mar contém sais dissolvidos que aumentam a força de adesão entre os grãos. Essas substâncias formam pontes iônicas entre as cargas elétricas presentes no material arenoso, tornando-o ainda mais pegajosos. Por isso, a areia da praia é mais difícil de remover do que a areia de um parque infantil.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Para se livrar da areia grudada no seu corpo ou nas suas coisas, é possível adotar algumas estratégias simples. Uma delas é esperar que o material seque completamente e depois sacudir ou escovar o excesso. Outra, é usar um pó absorvente, como talco ou amido de milho, para reduzir a umidade e facilitar a remoção. Outra dica também envolve usar uma toalha molhada para limpar as áreas com maior concentração.
Agora você já sabe por que a areia é tão pegajosa e como se livrar dela. Aproveite o seu próximo passeio à praia e teste esses métodos para não precisar se preocupar com esse inconveniente!