Imagens revelam como funcionam os dentes microscópicos do caracol

06/05/2023 às 06:002 min de leitura

Criaturas intrigantes e versáteis, os caracóis podem ser tanto uma bênção quanto uma maldição para os jardineiros e fazendeiros. Eles são excelentes engenheiros do ecossistema, ajudando a decompor a matéria orgânica e a fertilizar o solo, mas também são pragas invasivas e destrutivas que podem devastar plantações inteiras.

Seus métodos de alimentação são bastante complicados e intrigantes, especialmente quando observados de perto, como no vídeo divulgado pelo fotógrafo alemão Jens Braun. Ele usou uma lente macro de alta capacidade para registrar os milhares de dentes de um caracol de jardim comendo um morango.

O vídeo foi postado no canal de YouTube, "Another Perspective", que tem uma coleção de imagens impressionantes de insetos, cogumelos e outros elementos da natureza capturados com riqueza de detalhes. O profissional também apresenta seus equipamentos e ensina a registrar fotografias com qualidade.

Uma praga que se espalhou pelo mundo

Os caracóis de jardim marrons são uma espécie comum, atingindo até 2,5 cm de diâmetro na maturidade. Eles são nativos da Europa e de partes do Mediterrâneo. Contudo, esses animais se espalharam pelo mundo, atravessaram o Oceano Atlântico e podem ser encontrados em muitas partes dos Estados Unidos.

Eles são animais hermafroditas e podem botar ovos até seis vezes durante a estação reprodutiva, geralmente no final da primavera e início do verão. As fêmeas colocam até 80 ovos por mês em depressões rasas no solo após o acasalamento. Depois de ficarem no solo por 14 a 40 dias, os ovos eclodem.

Esses moluscos também são conhecidos por causar danos significativos a pomares e árvores jovens, que geralmente aparecem na forma de áreas circulares mastigadas da casca da fruta e folhas mastigadas ao longo de suas margens. Os pomares de frutas cítricas são particularmente vulneráveis a essas pragas.

O molusco oferece risco para as pessoas?

(Fonte: Another Perspective/YouTube/Reprodução)(Fonte: Another Perspective/YouTube/Reprodução)

Na maioria dos casos, os caracóis se movem lentamente e são inofensivos para as pessoas, exceto por algumas espécies que podem conter um veneno paralisante em sua saliva, como os caracóis de cone. Essa espécie é encontrada principalmente em regiões tropicais e subtropicais, como o sudeste brasileiro. Por isso, deve ser tratada com cuidado.

Se uma pessoa for picada por um caracol de cone, ela pode experimentar sintomas como dor intensa, inchaço e formigamento, além de paralisia muscular que pode levar à morte em casos extremos. Portanto, é importante estar ciente das espécies de caracóis presentes em sua área e tomar precauções adequadas, especialmente ao manuseá-los.

Para dificultar a vida desse animal, evite o contato direto de plantas com o solo e procure as pragas durante as noites úmidas e amenas, quando elas são mais ativas. Caso seja encontrado no jardim, eles podem ser transportados para uma área de compostagem, uma medida simples que pode ajudar a controlar sua população.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: