Estilo de vida
15/05/2023 às 12:00•2 min de leitura
Na hora de preparar uma receita, pode acontecer de nem tudo sair conforme o esperado — e faz parte. Mas se você imagina que deixou passar algum detalhe, pode ser que tenha faltado apenas preaquecer o forno. Seja por esquecimento, ou mesmo pela impressão que não faz a diferença, trata-se uma etapa que não pode ser ignorada.
Preaquecer o forno, seja ele elétrico ou a gás, garante que o calor irradie de forma constante e uniforme no seu interior. Assim, o alimento não leva mais tempo que o necessário para assar, e nem há o risco que apenas um dos lados fique gratinado ou assado.
Ao contrário do que alguns dizem por aí, preaquecer o forno não é um desperdício de gás! (Fonte: Gettty Images)
A importância de preaquecer o forno pode ser percebida em várias ocasiões, sobretudo ao assar massas, como pães e bolos. Realizar esse processo na temperatura indicada garante que eles sofram o choque térmico necessário para o seu preparo e que, além disso, ocorra a fermentação da massa.
Dessa forma, o alimento começa a ser assado assim que é colocado dentro do forno, de modo que ele cresça e apresente o aspecto ideal ao término do preparo. Na falta do preaquecimento, por outro lado, aquele bolo feito com tanto carinho pode acabar "solando" – ou seja, ficando duro.
Assar carnes em forno preaquecido é importante para que elas fiquem no ponto ideal. (Fonte: Getty Images)
Para outras variedades de pratos levados ao forno, incluindo as carnes, esse processo assegura que o alimento fique suculento e cozido por dentro sem passar do ponto. No caso das carnes, por exemplo, dificilmente elas ficarão com a crosta dourada se o forno estiver frio no início do preparo.
O mesmo vale para os vegetais, pois deixar o alimento na temperatura ideal desde o início garante que não ocorra perda de água e ele termine num processo de cozimento — que é o efeito oposto do desejado, nesse caso em particular.
Para os cozinheiros distraídos ou impacientes de plantão, não custa reforçar: deixar o forno preaquecendo na temperatura máxima também não é recomendado! Lembre-se que cada receita exige que o alimento seja assado numa temperatura específica. Essa medida ainda evita que, em meio à distração, você deixe o alimento assar numa temperatura bem acima da indicada.