Cientistas descobrem planeta semelhante a Tatooine, de Star Wars

03/07/2023 às 13:002 min de leitura

Em dias quentes de verão, muitas pessoas olham zangadas para o Sol. Contudo, existem planetas não só com um, mas com dois sóis. Os chamados “sistemas circumbinários” são aqueles em que os planetas orbitam em torno de duas estrelas — o que lembra o planeta fictício Tatooine, da franquia Star Wars.

Neste ano, cientistas britânicos descobriram um novo planeta com essas características. A descoberta foi publicada na revista científica Nature Astronomy. Esse sistema circumbinário pode ser chamado de BEBOP-1 ou de TOI-1338. Já um de seus planetas, em que foi possível compreender a influência de dois sóis, recebeu o nome de BEBOP-1c.

Em 2020, astrônomos descobriram a existência de um possível planeta desse sistema graças às imagens obtidas pelo telescópio TESS, da NASA. Ele recebeu o nome de TOI-1338b. Naquela época, os pesquisadores compreenderam que o objeto fotografado orbitava duas estrelas, mas não conseguiram calcular a sua massa, então, não havia certeza de que se tratava de um planeta

Neste ano, cientistas foram ao deserto do Atacama, no Chile, e conseguiram calcular a massa de outro planeta desse sistema, o BEBOP-1c, citado no início desta matéria.

Como é o BEBOP-1c?

Ilustração do planeta descoberto feita pela NASAIlustração do planeta descoberto feita pela NASA

Além de ter dois sóis para chamar de seu, o BEBOP-1c é gigantesco quando comparado à Terra. Ele tem 65 vezes o tamanho do nosso planeta e é cinco vezes menor que Júpiter, o gigante do nosso sistema solar.

Trata-se de um planeta gasoso. Ele orbita as suas duas estrelas a uma distância de 79% de uma Unidade Astronômica (UA). Uma UA equivale à distância média entre a Terra e o Sol. Sendo assim, um ano em BEBOP-1c tem mais ou menos 215 dias.

Aluno do ensino médio ajudou a descobrir o sistema TOI-1338

Wolf Cukier, aluno do Ensino Médio nos EUA, ajudou os pesquisadores da NASA a descobrirem o sistema, que na época era considerado um planeta.

“Eu estava procurando nos dados tudo o que os voluntários haviam sinalizado como um binário eclipsante, um sistema em que duas estrelas circulam uma em torno da outra e, de nossa visão, se eclipsam a cada órbita”, disse Cukier. “Cerca de três dias em meu estágio, vi um sinal de um sistema chamado TOI 1338. A princípio pensei que fosse um eclipse estelar, mas o momento estava errado. Acabou sendo um planeta.”, contou o estudante em comunicado divulgado à época pela NASA.

Essa não é a primeira vez que os astrônomos encontram planetas que orbitam duas estrelas. Atualmente, sabe-se que cerca de 12 sistemas estelares têm essa característica.

“Planetas circumbinários, aqueles que orbitam em torno de ambas as estrelas de um sistema estelar binário central, desafiam nossa compreensão da formação planetária. Com apenas 12 sistemas binários conhecidos por hospedar planetas circumbinários, a identificação de mais desses planetas, juntamente com suas propriedades físicas, pode ajudar a discernir alguns dos processos físicos que governam a formação dos planetas”, diz o estudo sobre BEPOP-1c.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: