5 plantas tóxicas que podem estar no seu jardim

17/07/2023 às 06:302 min de leitura

Ter um quintal de casa recheado de belas plantas costuma trazer um visual muito mais agradável para o lugar onde você fora e uma sensação de conforto impressionante. Além de serem agradáveis à vista humana, muitas plantas domésticas também possuem a capacidade de purificar a qualidade do ar e, portanto, melhorar o seu estilo de vida.

Porém, isso não significa que você não estará correndo riscos reais caso decida transformar sua casa em um verdadeiro jardim botânico. Embora diversas plantas belas façam bem para as nossas vidas, existem diversas espécies por aí que fornecem riscos sérios a nossa saúde. Conheça só cinco plantas tóxicas que podem estar no seu jardim neste momento!

1. Hortênsia

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

As hortênsias são arbustos de tamanho médio com lindas flores em diversas colorações, que variam entre branco, vermelho e azul. Essa é uma planta decorativa que floresce todos os anos desde a primavera até o outono com grandes flores em forma de bola — as quais podem chegar a 30 cm de diâmetro.

No passado, porém, as hortênsias eram plantas pantanosas e tóxicas para os humanos. Todas as suas partes contêm níveis de cianeto, um dos venenos mais mortais conhecidos pelo homem. Logo, dependendo do nível de contado, essas belas flores podem causar vômito, respiração pesada, letargia, dor de estômago e até coma em casos extremos.

2. Espirradeira

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

A espirradeira, também chamada de oleandro, é uma espécie de arbusto perene que aparece na natureza em três formas — crescendo em áreas do Mediterrâneo e também nas regiões subtropicais da Ásia. Apesar de ser considerada toxica, essa é uma planta altamente valorizada pela sua beleza decorativa.

Suas substâncias químicas também são usadas na medicina para curar doenças cardíacas. Contudo, o seu consumo pode gerar sonolência, vômitos, batimento cardíaco lento, arritmias convulsões e tremores. Uma única folha é o suficiente para matar um cachorro.

3. Dedaleira

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

A dedaleira é uma planta conhecida pela sua resistência ao frio e à seca, o que a torna uma espécie decorativa popular em vários lugares do mundo. Essa também é uma planta altamente utilizada na medicina para drogas que energizam o sistema cardíaco, sendo um verdadeiro salva-vidas se usada corretamente.

No entanto, suas flores silvestres são mortais se ingeridas diretamente. Os sintomas de seu consumo incluem pulso e batimentos cardíacos irregulares, dor de estômago e confusão mental.

4. Hera venenosa

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Se o nome não fosse um aviso bom o suficiente, é preciso destacar: a hera venenosa, que é uma planta de videira, oferece sérios riscos para os seres humanos. Essa planta perene atinge cerca de 30 cm de altura se ficar no chão e pode atingir até 30 metros se estiver pendurada.

Animais de estimação que entram em contato com ela podem ter irritação e erupções cutâneas, mas costumam estar protegidos com os pelos de seu corpo. Os humanos, por sua vez, não contam com a mesma proteção e podem ter severas erupções desagradáveis, bolhas e urticária na pele.

5. Babosa

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

A planta aloe vera, popularmente chamada de babosa, é uma espécie de suculenta que possui cerca de 180 variedades em sua família. Essas plantas são amplamente utilizadas na medicina e na indústria têxtil, que extraem seu gel amargo para efeitos antibacterianos e acalmar pele queimada.

Contudo, esse gel é coberto por uma fina camada de Aloina, uma substância tóxica amarelada. Caso seja ingerida, essa toxina causa severos distúrbios estomacais, anorexia e até mesmo depressão. Em casos mais raros, pacientes podem acabar apresentando tremores. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: