Artes/cultura
24/07/2023 às 02:00•3 min de leitura
Possivelmente você já viu orcas fazendo piruetas em parques aquáticos. Aqueles animais encantadores e graciosos durante os shows são, na verdade, grandes predadores, tanto que ficaram conhecidos como "baleias assassinas". Esse termo, que parece até título de filme, na verdade está errado, pois as orcas pertencem à família dos golfinhos e não das baleias.
Esses magníficos caçadores aquáticos têm comportamentos tão surpreendentes que é difícil não ficar fascinado por eles.
O temido tubarão branco, por ser solitário, acaba sendo uma vítima fácil para um grupo de orcas. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
Comer tubarões-brancos parece algo impensável, pois eles são muito temidos, não é mesmo? No entanto, algumas orcas desenvolveram uma especialização em caçar esses predadores marinhos ameaçadores. Caçar em grupo é a chave para o sucesso desses ataques.
Enquanto os tubarões normalmente nadam sozinhos, as orcas viajam em grupos (de 10 a 30 indivíduos), o que lhes dá uma vantagem na hora de encurralar suas presas. Com táticas inteligentes, como golpear os tubarões e forçá-los a ficar de "cabeça para baixo", elas conseguem superar essas feras do oceano.
As orcas também fazem festas. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
Você achou que era só os seres humanos que se reuniam para se divertir? Segundo os pesquisadores, quando dois grupos de orcas se encontram após um tempo separados, eles realizam uma espécie de ritual que os cientistas batizaram de "cerimônia de saudação".
O evento começa com os grupos nadando em duas fileiras, lado a lado, em completo silêncio. Passados uns minutos, os grupos começam a pular e "gritar", como se fosse uma festa.
Essas reuniões podem até resultar na formação de grupos maiores, unindo diferentes grupos menores. É uma demonstração incrível de conexão social entre esses magníficos animais marinhos.
Numa conversa rápida entre grupos é possível perceber que cada um tem um sotaque. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
Parece mentira, mas é verdade: cada grupo de orcas tem seu próprio sotaque, como ocorre por aqui entre pessoas que moram no nordeste e no sudeste, por exemplo. Cada grupo que nada junto conversa em outros grupos em um padrão sonoro semelhante, mas não idêntico, pois cada grupo vai apresentar o seu sotaque específico.
Os adoráveis golfinhos também são presas das orcas. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
Por mais que as orcas sejam da família dos golfinhos, elas não respeitam os "parentes". Embora os golfinhos sejam rápidos, as orcas possuem estratégias de caça inteligentes para superar essa velocidade, como atordoar os golfinhos com poderosas batidas antes de realizar o ataque final.
Seguir o que os outros estão fazendo não é uma exclusividade dos seres humanos. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
Sim, você leu certo! Não é só você que segue o que aparece no Instagram ou no TikTok. As orcas também têm um senso de moda (ou talvez apenas um comportamento de seguir tendências). Elas são conhecidas por adotar comportamentos inusitados que se espalham entre os grupos.
Por exemplo, houve relatos de uma orca carregando um salmão morto em sua cabeça, uma prática que se espalhou para outros grupos. Além disso, recentemente houve casos de orcas danificando embarcações no estreito de Gibraltar e em outras regiões, num tipo de tendência que tem aumentado entre os grupos.
Embora os cientistas ainda não tenham uma explicação definitiva para esses comportamentos, eles especulam que podem ser influenciados pela presença de navios, competição por alimentos ou simplesmente uma forma de diversão.