Projeto Manhattan: como cientistas reagiram à 1ª bomba atômica?

25/07/2023 às 10:003 min de leitura

Se o filme Oppenheimer (2023), de Christopher Nolan tem sido um sucesso de bilheterias nos cinemas mundiais, um dos principais motivos de toda essa glória passa pela história intrigante que inspirou o roteiro do filme. A película conta a história de Robert Oppenheimer, o físico teórico encarregado do Projeto Manhattan e responsável por criar a primeira bomba atômica no mundo.

Antes mesmo das cidades de Hiroshima e Nagasaki serem atacadas, quem presenciou a explosão de uma bomba nuclear pela primeira vez na história foi o Trinity Site, no Novo México — local onde os Estados Unidos conduziam seus testes. Então, veja só o que os cientistas que estiveram presentes neste marco histórico falaram sobre o acontecimento!

Explosão marcante

No dia 16 de julho de 1945, o Trinity Site estava pronto para receber o primeiro teste de bomba atômica na história do planeta. Após bilhões de dólares gastos e anos de pesquisa, Robert Oppenheimer e sua equipe de cientistas haviam finalmente concluído o "projeto perfeito" e se prepararam para a primeira explosão. Os Estados Unidos acreditavam que essas novas armas não apenas mudariam o rumo da Segunda Guerra Mundial, mas também seriam úteis para a Guerra Fria que estava por vir.

Antes do teste ser concluído, todos os pesquisadores que ainda estavam na região receberam óculos siderúrgicos para conseguir observar a "nuvem cogumelo" sem machucar os olhos. Por medidas de segurança, pesquisadores como Richard Feynman estavam a 32 km de distância do Trinity Site no nomento da explosão.

Feynman, no entanto, decidiu que não queria ver nada através de óculos escuros e preferiu ver tudo por trás do para-brisa de uma caminhonete. Segundo seu relato, no momento que a bomba caiu no chão, primeiro viu-se um incrível clarão iluminando o céu, que foi posteriormente seguido por uma grande bola laranja de fogo a qual subia e ondulava aos poucos. Um minuto e meio após a explosão, um enorme estrondo ecoou pelos campos do Novo México — quase como se fosse um relâmpago.

Surpresa e medo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Quando Oppenheimer e colegas teorizaram sobre a primeira bomba atômica, existia um medo de que a arma pudesse gerar uma reação em cadeia na atmosfera que acabaria com o mundo de uma vez por todas. Embora essa probabilidade fosse mínima, muitos envolvidos no evento estavam apreensivos.

Em relato histórico, o cientista James Conant afirmou que esperava um flash de luz relativamente rápido no momento da explosão. Contudo, como a luz branca encheu o tanto o céu, por um momento ele disse pensar que "algo tinha dado errado e o mundo inteiro havia pegado fogo".

Algumas das pessoas presentes, que acompanharam a explosão deitadas de bruços no chão e vendo tudo pelo reflexo de um pedaço de vidro, relataram terem ficado completamente cegadas pelo flash por alguns segundos. Mesmo tão longe do epicentro da explosão, o calor da bomba podia ser sentido no ar.

Importância histórica

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Um dos relatos mais impressionantes vem de Joe Hirschfelder, o químico designado para medir a precipitação radioativa da explosão. "De repente, a noite se transformou em dia, e estava tremendamente brilhante, o frio se transformou em calor; a bola de fogo gradualmente mudou de branco para amarelo e para vermelho à medida que crescia e subia no céu; depois de cerca de cinco segundos, a escuridão voltou, mas com o céu e o ar cheios de um brilho roxo, como se estivéssemos cercados por uma aurora boreal", descreveu. 

Um general do Exército que acompanhava de perto a reação de Robert Oppenheimer quando tudo aconteceu chegou a dizer que até mesmo o físico parecia espantado com a sequência de acontecimentos. "O Dr. Oppenheimer ficou mais tenso com o passar dos últimos segundos. Ele mal respirava. Seu rosto só foi demonstrar alívio quando tudo já tinha acontecido", disse. 

O que realmente se passava na mente do gênio responsável pela invenção da arma que eventualmente pode acabar destruindo o planeta no momento da explosão nunca foi repassado para qualquer livro de história. De qualquer forma, o rumo da vida em nosso planeta foi definitivamente alterado a partir daquele momento.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: