Estilo de vida
07/08/2023 às 09:04•2 min de leitura
A NASA conseguiu retomar o contato com a missão Voyager 2, que atualmente é o segundo objeto enviado para o espaço mais distante do nosso planeta, a quase 20 bilhões de quilômetros de distância da Terra. A expectativa era de voltar a receber dados da sonda espacial somente em outubro deste ano.
Na última quarta-feira (02), o Jet Propulsion Laboratory (JPL) revelou ter conseguido captar o sinal da espaçonave. Agora, a agência de exploração espacial anunciou que retomou completamente a comunicação com a missão, que seguia em silêncio após um erro de instruções, e que o contato com a Voyager 2 foi retomado praticamente na base do "grito". Sério, você já vai entender.
A coisa toda começou a dar errado no dia 21 de julho deste ano, quando uma atualização de software foi enviada para o satélite contendo algumas instruções incorretas. Aproximadamente 18,5 horas após o envio do update, a missão Voyager 2 recebeu os arquivos e, por causa do erro na programação, redirecionou levemente sua antena. O problema é que mesmo tendo mudado a direção em apenas dois graus, isto foi o suficiente para os dados não chegarem mais à Terra.
Após enviar atualização de software com dados incorretos, NASA perdeu contato com a sonda espacial Voyager 2 (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Há cerca de uma semana, a NASA perdeu completamente o sinal da sonda, que opera no espaço há quase 46 anos e já está em território interestelar, fora do Sistema Solar. Após a revelação, na semana passada, o JPL revelou ter encontrado o que descreveu como sendo "batimentos cardíacos" do objeto, se referindo a vestígios de envio de sinal. Isto significava que o equipamento continuava funcionando, mas a expectativa era de que ainda demoraria um bom tempo até que o sinal fosse retomado.
Segundo a própria agência espacial dos Estados Unidos, a Voyager 2 é programada para "resetar" a configuração de sua antena de tempos em tempos, com a próxima reconfiguração automática marcada para outubro deste ano. Até lá, a sonda espacial permaneceria "em silêncio", enviando os dados coletados em outra direção. Porém, a situação foi resolvida bem antes do esperado.
Hoje (07), a NASA anunciou que conseguiu recuperar o sinal e retomar completamente o controle da Voyager 2. E tudo teria sido resolvido basicamente na base do grito.
Quando a JPL anunciou que seus satélites conseguiram detectar onde estava a sonda espacial, a agência espacial dos EUA entrou em ação. De posse da localização exata da Voyager 2 que, pasme, estava exatamente onde devia estar, a NASA utilizou uma estratégia poderosa para tentar alcançar a antena do objeto, que agora apontava em outra direção.
Comunicações com a Voyager 2 foram retomadas na base do grito (Fonte: NASA/Reprodução)
Utilizando um poderoso sinal de rádio, a NASA fez o que seria o equivalente a gritar bem alto em direção ao espaço. E funcionou: o "berro" de ondas de rádio conseguiu atingir a antena, mesmo com o desvio de dois graus erroneamente configurado no patch enviado em julho. Desta forma, novas configurações corretas chegaram à sonda e sua antena foi novamente direcionada para o nosso planeta.
Com isso, a agência espacial não precisou ficar no escuro até outubro. Após passar por Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, estando agora fora do Sistema Solar, os dados enviados pela Voyager 2 já estão chegando normalmente à Terra.