Esportes
24/08/2023 às 08:00•2 min de leitura
Animais com particularidades incomuns encantam e geram curiosidade na mesma medida, mas também podem servir de alerta para o risco de extinção de espécies. É o caso de uma girafa bastante especial e que nasceu sem nenhuma mancha.
Mais do que uma raridade, ela é única, considerando não há outra no mundo com essa aparência atualmente. Para se ter uma ideia disso, a última girafa com essa característica, batizada de Toshiko, nasceu em Tóquio em 1972. Confira, abaixo, mais detalhes sobre a nova moradora do Brights Zoo e saiba mais sobre a espécie a qual ela pertence.
(Fonte: Brights Zoo/Facebook/Reprodução)
Nascida em 31 de julho, a fêmea da espécie logo chamou a atenção da equipe do Brights Zoo, localizado no estado do Tennessee, nos Estados Unidos, por ter uma pelagem predominantemente marrom. Atualmente, ela está com 1,82 metros e segue na companhia de sua mãe.
A pequena girafa, por outro lado, ainda não tem um nome definido. Isso porque essa escolha será definida por meio de uma votação no Facebook do zoológico, que estará no ar até o dia 4 de setembro. São quatro as opções disponíveis:
1. Kipekee - Única
2. Firyali - Incomum ou Extraordinária
3. Shakiri - A mais linda
4. Jamella - De grande beleza
Voltar a atenção para essa pequenina girafa é importante considerando que 40% das girafas selvagens foram extintas nas últimas décadas, representando não apenas uma perda inestimável, mas também o risco de desaparecimento definitivo que é comum a muitas outras espécies.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
A girafa em questão pertence ao grupo das reticuladas (G. reticulata), diga-se de passagem, um grupo restrito, visto que até então estão documentadas apenas quatro espécies de girafas no mundo. Trata-se de um animal de grande porte encontrado no Quênia, na Somália e na Etiópia, mas que também é famoso nos zoológicos.
Vale destacar que a pelagem bastante fragmentada é útil para a camuflagem em meio à savana africana. Apesar de não ser possível apontar ainda um motivo para a girafa recém-nascida no zoológico nos Estados Unidos ter nascido sem as manchas, acredita-se que, de uma forma geral, elas sejam uma característica herdada pela mãe.
Inclusive, as manchas marrons desempenham um papel importante na regulação de temperatura desses animais, considerando que elas auxiliam na liberação do calor. O motivo para isso? A presença de glândulas sudoríparas junto a elas.
Seu pescoço longo é capaz de alcançar os três metros — e a altura total pode chegar aos seis metros. O peso, por outro lado, pode passar de uma tonelada. Por falar nisso, sua alimentação se baseia em folhas, flores e frutos — e não raro as girafas são flagradas mastigando porções por horas —, já que podem ficar até vinte horas por dia apenas se dedicando a isso!
Você sabia que a gestação de uma girafa gira em torno de 450 dias? (Fonte: Getty Images/Reprodução)
E se elas passam tanto tempo assim mastigando, significa que, sim, elas dormem pouco: apenas três ou quatro horas por dia, em média. Quando estão num estado mais vigilante, as girafas dormem em pé; mas uma vez relaxadas, repousam deitadas — e precisam de um tempinho para conseguir se levantar com tranquilidade.
A região do ventre da girafa, por outro lado, possui uma pelagem branca, sem a presença de manchas escuras. O pescoço é bastante rígido, contrastando com qualquer impressão de que ele possa ser mais flexível. Além de ser um animal que facilmente se agrupa a outros da mesma espécie, não raramente, ainda é possível vê-lo junto a avestruzes, por exemplo.