
Ciência
04/09/2023 às 08:00•2 min de leitura
Dentre as várias espécies que se encontram em perigo de extinção na natureza podemos visualizar o burro selvagem africano, que tem entre as suas principais características o fato de possuir pernas que se assemelham com as de uma zebra por conta de suas listras. Porém, como um sinal de esperança na continuação da raça, um filhote nasceu em um zoológico do Reino Unido.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, o burro selvagem africano é um animal criticamente ameaçado e com menos 200 sobreviventes na natureza. Dessa forma, esse nascimento renova a esperança de continuação da espécie.
O filhote de burro selvagem africano, que ainda não recebeu um nome, nasceu em 20 de agosto no Zoológico de Marwell, sedo descrito com um animal de "pernas desajeitadas" e "orelhas caídas". No momento ele vive em um espaço reservado ao lado da mãe, Nadifa, e não demorou para começar a correr pelo espaço em que está abrigado pouco após o seu nascimento.
Para garantir que a ligação entre filhote e mãe fosse saudável, Lars, o pai do burrinho, foi transferido para outra área até que o potro já esteja bem adaptado e com algum tempo de vida. Esse vínculo é fundamental na natureza e crucial para a sobrevivência dos filhotes, algo que os cuidadores do zoológico tentam preservar para a segurança da espécie.
"O potro já foi visto fazendo 'corridas esquisitas' pelo cercado e parece saudável. O animal também já chamou a atenção de um antílope Addax (espécie que também está criticamente ameaçada) no recinto ao lado, pois foram vistos observando um ao outro através da cerca", diz uma mensagem do zoológico.
O Zoológico de Marwell também relatou que esse potro é o terceiro filho de Nadifa (que também nasceu dentro do zoológico em 2007, sendo filha de pais que já habitavam o local desde 1993), e que Lars já é pai pela quinta vez. Resta-no agora esperar o avanço do tempo para ver o que está reservado para os burros selvagens africanos.
Os cientistas ainda não entenderam totalmente por que alguns gatos são malhados e outros não.
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.