As 5 histórias mais malucas da Corrida Espacial

17/09/2023 às 10:003 min de leitura

Viajar pelo espaço sideral é um sonho bastante antigo da humanidade. Mas, para chegar lá, muitas coisas tiveram que acontecer. E embora nós tenhamos conhecimento das histórias bem-sucedidas, há uma série de detalhes envolvendo as missões espaciais que são bastante cômicos.

Compartilhamos neste texto algumas das histórias de missões ao espaço que tiveram episódios bem bizarros.

1. A corrida espacial maluca entre americanos e soviéticos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em 4 de outubro de 1957, a União Soviética lançou no espaço o Sputnik, o primeiro satélite orbital criado pelos homens. O feito abalou seus "rivais" norte-americanos, que queriam ter realizado esta conquista primeiro.

Isso fez com que o governo dos Estados Unidos resolvesse investir muito dinheiro na chamada Corrida Espacial, que os colocaria à frente dos soviéticos. Assim, eles lançaram o satélite Explorer em 31 de janeiro de 1958, na perspectiva de ir mais longe que o Sputnik. Em seguida, os soviéticos responderam com mais um satélite.

Para rebater, a NASA lançou o Projeto Mercury, que visava enviar pela primeira vez seres humanos no espaço. Sete militares toparam o desafio, e o grupo foi chamado de Mercury Seven. 

Só que, inicialmente, não havia certeza de que militares com formação em aviação seriam os mais adequados para a missão. A NASA chegou até a cogitar enviar ao espaço alguém com formação para lidar com o perigo, como artistas de circo, dublês ou esportistas. A decisão de mandar pilotos militares foi do presidente Eisenhower.

2. Quando a NASA rejeitou o melhor piloto

(Fonte: Hulton Archive/Getty Images)(Fonte: Hulton Archive/Getty Images)

Um dos selecionados para essas primeiras missões no espaço foi o capitão da Força Aérea Chuck Yeager, de 24 anos. Ele foi o primeiro sujeito a quebrar a barreira do som em um avião-foguete X-1.

Só que Yeager acabou sendo rejeitado pela NASA para entrar no programa de astronautas. A razão é que o piloto não tinha diploma universitário, o que o desqualificou para o Projeto Mercury. Mais tarde, ele diria em uma entrevista que não se sentia mal por isso, pois não estaria realmente interessado em virar um astronauta – ele preferia ficar na Força Aérea.

3. A cápsula de voo usada no Projeto Mercury

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Os astronautas do Projeto Mercury seriam enviados ao espaço dentro de uma cápsula chamada Mercury-Redstone 3. Só que alguns dele se irritaram com o equipamento, pois a cápsula não tinha janelas, o que significava que eles não veriam nada lá de cima, funcionando apenas como cargas humanas.

A equipe então pressionou os engenheiros para instalarem uma janela. Eles redesenharam a cápsula para ter duas pequenas aberturas. Mais tarde, a NASA reconheceria que a observação humana do espaço era um aspecto importante da missão espacial.

4. O macaco que "derrotou" os astronautas

(Fonte: NASA/Getty Images)(Fonte: NASA/Getty Images)

Em janeiro de 1961, os astronautas do Mercury Seven estavam super ansiosos para fazer o seu primeiro voo. Mas, por precaução, a NASA resolveu enviar primeiro Ham, um chimpanzé de três anos, para fazer um teste e ver como suas habilidades motoras seriam afetadas no espaço.

Só que os astronautas não gostaram nada da ideia. Eles não tinham nada contra Ham, mas ficaram revoltados que um macaco passaria na frente deles e faria a primeira viagem. Mas foi uma boa: o voo feito com o chimpanzé revelou algumas falhas no foguete, tornando-o mais confiável.

Mesmo assim, os Estados Unidos acabaram levando um grande golpe: em 12 de abril de 1961, a União Soviética anunciou que o astronauta Yuri Gagarin havia orbitado em torno do planeta, o que tornou um grande herói em seu país.

5. O primeiro astronauta americano finalmente vai para o espaço

(Fonte: Space Frontiers/Getty Images)(Fonte: Space Frontiers/Getty Images)

Por fim, em 5 de maio de 1961, o astronauta Alan Shepard entrou na cápsula para que finalmente um americano fosse enviado para o espaço. Contudo, passados alguns minutos do voo, um imprevisto ocorreu: Shepard começou a sentir vontade de fazer xixi.

Só que a NASA simplesmente não havia pensado nessa possibilidade. A solução foi fazer xixi no traje mesmo, e terminar a viagem encharcado de urina. A partir daí, os astronautas passaram a usar fraldas especiais durante os voos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: