Ciência
22/10/2023 às 04:00•2 min de leitura
Com aparência peculiar, o aie-aie é um primata encontrado exclusivamente em Madagascar, na África. Apesar do seu aspecto nada agradável, que pode causar medo nas pessoas que se deparam com ele, o animal raro e de hábitos noturnos não oferece perigo aos humanos.
Único representante vivo da sua espécie, Daubentonia madagascariensis, o aye-aye, como é chamado, tem em média 60 cm de comprimento, sem incluir a cauda, e rosto que lembra um roedor ou gambá. As mechas de cabelo com pontas brancas na cabeça e nas costas também chamam a atenção.
(Fonte: Getty Images)
O visual assustador é completado pelos olhos grandes e esbugalhados, adaptados para ver no escuro, e orelhas largas e arredondadas, lembrando as dos morcegos, que ajudam a fornecer audição refinada. Há, ainda, os dedos finos e compridos, com destaque para o dedo médio, mais longo.
A união destas características levou parte dos moradores da ilha africana a criar uma série de lendas em relação ao parente do lêmure, o que o colocou ainda mais em risco. Muitos fazem de tudo para não encontrá-lo durante a madrugada, com medo de serem amaldiçoados por seu dedo gigante, enquanto outros o associam à morte.
Leia também: O comportamento homossexual de animais pode ser tão comum devido a uma vantagem evolutiva
(Fonte: Getty Images)
A injusta fama de criatura maligna que este primata ganhou se deve também a alguns comportamentos peculiares. Um dos seus costumes é se aproximar dos humanos para observá-los de perto, apontando o dedo para eles, ao contrário de outras espécies que fogem ao avistar pessoas.
Outro hábito curioso do aie-aie é usar seu dedo médio mais longo para cutucar o nariz, de modo semelhante ao que muitas pessoas gostam de fazer, principalmente quando estão a sós. Outros primatas também apresentam tal peculiaridade, embora não se saiba o motivo.
Procurar e capturar insetos e larvas nos troncos das árvores é outra função do dedo gigante desta criatura estranha. Além de ser usado para bater na casca das árvores, o dedo possui uma sensibilidade que ajuda a determinar a localização exata das presas, facilitando o trabalho de encontrar a comida.
Já a poderosa audição, graças às enormes orelhas, permite encontrar as partes ocas nos troncos com grande rapidez. A sua dieta pode incluir ainda frutas, ovos e cana-de-açúcar encontrados durante as suas aventuras noturnas pela ilha de Madagascar.
(Fonte: Getty Images)
Incluído na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e protegido por lei, o aie-aie corre risco de extinção devido à destruição desenfreada da região em que habita. Além disso, é constantemente perseguido e morto pelos humanos, devido às lendas envolvendo sua aparência.
Se a situação não mudar, ele pode ter o mesmo destino que o aye-aye gigante, seu parente mais próximo. O animal, que tinha de 2,5 a 5 vezes o tamanho da espécie atual e foi extinto há cerca de 1 mil anos.