Orca encontrada morta morreu engasgada com 7 lontras-marinhas

23/10/2023 às 09:002 min de leitura

A gula é um comportamento que pode trazer muitos problemas à saúde — em casos extremos, até levar o guloso à morte. Pelo menos foi isso o que aconteceu com uma orca encontrada morta em uma praia russa, localizada na costa das ilhas Comandante, no mar de Bering.

O animal havia comido nada mais, nada menos, que sete lontras-marinhas. Seis desses animais estavam intactos no estômago da orca — a sétima ficou presa entre o estômago e a cavidade oral.

(Fonte: Reprodução: Reprodução: Sergei V. Fomin)(Fonte: Reprodução: Reprodução: Sergei V. Fomin)

Esse achado gerou muitas dúvidas entre os especialistas, pois se trata de um comportamento muito incomum. Em primeiro lugar, lontras-marinhas não fazem parte da dieta das orcas. “As 'baleias-assassinas' normalmente não comem lontras marinhas — houve algumas observações delas assediando e matando lontras marinhas, mas poucas provas de consumo real”, explicou a dra. Olga Filatova, pesquisadora da Universidade Estadual de Moscou e coautora do estudo, em entrevista ao IFLScience.

Isso não significa que as orcas prefiram animais menores às lontras, como os peixes. Grandes animais, como leões-marinhos, focas, lulas e até outras baleias podem estar no cardápio desses mamíferos. Contudo, registros de lontras-marinhas predadas por orcas ainda não haviam sido feitos da forma como os pesquisadores russos conseguiram fazer.

Outro mistério dessa comilança é o motivo que levou a orca a engolir sete lontras inteiras. “Não sei por que essa baleia em particular tentou engolir sete lontras-marinhas seguidas. Talvez estivesse faminta, doente ou louca”, opinou a dra. Filatova.

Orca poderia ser de outra região do planeta

Lontras-marinhas não costumam estar no cardápio das orcas, (Fonte Getty Images)Lontras-marinhas não costumam estar no cardápio das orcas, (Fonte Getty Images)

Assim como os humanos, os hábitos alimentares de um animal mudam muito conforme a sua região de origem. As baleias-assassinas nativas da região do mar de Bering não costumam comer lontras-marinhas, como bem pontuou os pesquisadores russos.

Mas outras raças de orcas, como as orcas de Bigg, já foram avistadas comendo lontras-marinhas. Isso levantou a hipótese de que talvez a orca encontrada morta fosse dessa raça.

“Não é comum, mas se sabe que as baleias-assassinas comem lontras-marinhas e até foram sugeridas como tendo desempenhado um papel no seu declínio no Alasca, na década de 1990”, disse Joseph K. Gaydos, veterinário de vida selvagem e diretor científico do SeaDoc Society da Universidade da Califórnia, em entrevista à Newsweek.

Um exame de DNA revelou que a orca morta realmente era do tipo Bigg, um grupo de orcas que não acasala com orcas que não sejam da mesma raça. Elas normalmente podem ser encontradas da costa da Califórnia até parte do Alasca.

Morte de orca ainda tem mistérios não resolvidos

No entanto, essas descobertas não solucionam todos os mistérios sobre esse achado. Ainda que as orcas não mastiguem os seus alimentos, elas os rasgam. Portanto, encontrar sete animais inteiros dentro de uma baleia-assassina é algo muito raro.

Além das lontras-marinhas, os pesquisadores também encontraram vários bicos de cefalópodes, como polvos, o que indica que esse animal havia feito algumas refeições antes de se aventurar pelo buffet de lontras.

A análise do estômago de animais encalhados é parte fundamental do trabalho dos biólogos-marinhos que estudam o comportamento dos seres que habitam os mares. Por meio desses estudos, eles conseguem entender mudanças no comportamento das espécies, como a descrita nesse caso.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: