Ciência
18/12/2023 às 08:00•1 min de leitura
A equipe do Zoológico do Parque Inokashira, localizado em Tóquio, iniciou uma investigação para descobrir a causa da morte de 31 de seus 40 esquilos. A princípio, a primeira suspeita é de que os bichinhos tenham sido vítimas de envenenamento acidental.
Segundo informações que estão na rede, os cuidadores do zoológico iniciaram um tratamento com medicamentos antiparasitários no dia 4 de dezembro. A medida tinha como intuito funcionar como precaução sanitária e pulverizar possíveis ameaças que estivessem perto dos ninhos dos esquilos, mas o resultado foi diferente do esperado.
Após a aplicação do medicamento, um esquilo comum japonês morreu em questão de horas. No espaço de uma semana, outros animais faleceram, somando 31 mortes até segunda-feira (11).
Esquilos morreram após a aplicação de três remédios, procedimento que o time do zoológico já havia realizado anteriormente. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
"A possibilidade de envenenamento medicamentoso não pode ser negada. Estamos investigando a causa das mortes e observando as condições dos sobreviventes. Apresentamos nossas desculpas mais sinceras", diz um comunicado emitido pela equipe do zoológico.
O texto ainda relata que foram usados três remédios nesse tratamento com os esquilos, mas ressalta que o procedimento já havia sido feito anteriormente. Outro ponto é que todas as instruções fornecidas para o uso correto dos produtos foram seguidas pela equipe, que administrou as doses corretas em todo processo.
A equipe do zoológico japonês ressalta ainda que as instalações em que os esquilos vivem foram limpas e reexaminadas antes de colocar os sobreviventes de volta nessas áreas, algo que já aconteceu. Os 9 bichinhos que restaram estão em observação, mas aparentemente não foram afetados pelos medicamentos.