Lagos rosados podem ser criados pelas mudanças climáticas

29/12/2023 às 10:002 min de leitura

Você já ouviu falar em águas rosadas? Por mais surreal que esse cenário pode parecer, lagoas com esse tipo de cor existem em diversas partes do mundo. Contudo, um novo estudo afirma que as mudanças climáticas podem estar desencadeando esse tipo de reação. No Havaí, uma equipe de pesquisadores do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos tem monitorado águas incomumente rosadas no Kealia Pond National Wildlife Refuge desde o dia 30 de outubro.

Em primeiro momento, os especialistas temeram que a coloração fosse um sinal de proliferação e algas tóxicas, como o tipo que produz marés vermelhas. Contudo, análises preliminares sugeriram que os verdadeiros culpados pelo processo eram halobactérias unicelulares, que são amantes do sal. 

Mudança de cor da água

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

As halobactérias unicelulares são responsáveis por tornar outros corpos d'água rosados, incluindo o braço norte do Grande Lago Salgado, em Utah. Essa área do lago foi separada do braço sul na década de 1950 por conta da construção de uma ponte ferroviária. Isso fez com que essa região fosse privada de qualquer influxo de água doce, elevando sua salinidade para uma média de 26 a 30%. Por conta desse processo, o ambiente tornou-se mais atraente para algas laranja-rosadas e algas violeta-rosadas.

Outros lagos cor de rosa que ocorreram naturalmente estão espalhados por todo o mundo, como o lago Retba, no Senegal, as Salinas de Torrevieja, na Espanha, e diversos lagos no sul da Austrália Ocidental. Embora esses lagos possam parecer impressionantes, qualquer aumento nas águas de coloração rosada pode ser um sinal de temperaturas mais altas e condições mais secas causadas pelas mudanças climáticas

Essas águas altamente salinas também podem significar problemas para animais como as aves migratórias que dependem delas para se alimentar. "Há uma necessidade real de fazer mais estudos sobre estes animais, porque não sabemos o suficiente sobre a sua ecologia, o que tem implicações importantes para a sua conservação", afirmou o especialista em ecologia de lagos salgados da Universidade Murdoch, Angus Lawrie, em entrevista à televisão australiana ABC

Impactos no futuro

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Dependendo da localização e da hidrologia dos lagos, as alterações climáticas podem ter impactos opostos. Com mais episódios de chuvas torrenciais, alguns lagos que já são rosados podem perder um pouco da sua cor por diminuírem seus níveis de salinidade. E, embora algumas massas de água possam ficar rosadas, a seca alimentada pelas alterações climáticas tende a fazer com que alguns desses lugares simplesmente sequem. 

A água rosa incomum do lago Kealia, por exemplo, parece estar ligada à seca. No dia 19 de dezembro, grande parte da região estava sob condições anormalmente secas e severas, de acordo com o Monitor de Secas dos EUA. Normalmente, o riacho Waikapu deságua na lagoa, aumentando o nível da água e reduzindo a sua salinidade. Porém, isso não acontece há muito tempo. Por conta disso, a salinidade da saída do Kealia é atualmente duas vezes mais forte do que a água do mar. 

Embora alguns especialistas garantam que isso é apenas um fenômeno natural, não existem muitos registros científicos a respeito do tema. Sendo assim, cientistas devem continuar observando de perto essa situação para entender como as mudanças climáticas podem estar impactando esses ecossistemas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: