
Artes/cultura
08/04/2013 às 10:33•1 min de leitura
Da série “coisas que toda criança pergunta”, esta dúvida de agora é bastante curiosa: por que o gelo é escorregadio? Você já deve ter reparado que alguém, quando anda sobre um lago congelado, escorrega. Tanto é assim que existe a patinação no gelo, recomendada aos que têm boa noção de equilíbrio.
Mas por que, afinal, o gelo se torna escorregadio? Ele parece ser apenas uma substância sólida como tantas outras... A questão é: ele não é apenas uma substância sólida como tantas outras. Ele é a versão sólida da água, que, com dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, consegue ser simples e complexa ao mesmo tempo.
Fonte da imagem: Pixabay
A água tem a capacidade de ser menos densa enquanto sólida e mais densa quando líquida, contrariando aquilo que a sua lógica julgaria como verdade. Além disso, o ponto de fusão da água pode ser diminuído com o aumento da pressão. Ainda assim, essa questão da pressão não influi tanto no derretimento do gelo, a menos que ele já esteja esquentando há algum tempo.
Cientistas afirmam que o que faz com que o gelo de torne liso é justamente uma fina lâmina de água presente em sua superfície, causada pela movimentação de moléculas superficiais. Isso faz com que o atrito causado pelo contato com outros materiais como pneus, sapatos e patins apresente menos resistência. A característica escorregadia parece ser uma combinação desses dois fatores. O que você acha? Isso tudo faz sentido?
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.
Como equações simples desvendam ciclos populacionais entre caçadores e presas na natureza — e com incrível precisão.
Veja como a cartografia transformou nossa visão do planeta e moldou a história.