6 animais nomeados em homenagem ao universo de Harry Potter

27/06/2024 às 10:002 min de leituraAtualizado em 27/06/2024 às 10:00

Já pensou em poder nomear uma nova espécie de animal homenageando seu personagem preferido? Alguns pesquisadores têm realizado esse desejo.

Personagens da saga de Senhor dos Anéis, Star Wars e até mesmo bandas já foram homenageados nas descobertas biológicas dos últimos anos, e para quem é potterhead, vai adorar conhecer os animais abaixo.

1. Lusius malfoyi

O nosso primeiro exemplar é a vespa Lusius malfoyi, nativa da Nova Zelândia. O inseto foi batizado em alusão a Lucius Malfoy, vilão redimido da saga de Harry Potter. Ao menos é que pensa Tom Saunders, pesquisador responsável pela descoberta.

De acordo com Saunders, assim como Malfoy nem todas as vespas são vilãs, havendo uma esperança de redenção. Sua quase homônima é inofensiva para humanos, no entanto, ela é um inseto parasitoide.

Isso significa que para se reproduzir, a Lusius usa o corpo de lagartas vivas como ninho. Conforme seus ovos eclodem, as pobres lagartinhas são devoradas vivas. Um comportamento bem característico para a família bruxa Malfoy.

Quando viva, a vespa apresenta tons de preto e amarelo vivo. (Fonte: Wikimedia Commons/ Tom Saunders/Darren Ward)
Quando viva, a vespa apresenta tons de preto e amarelo vivo. (Fonte: Wikimedia Commons/ Tom Saunders e Darren Ward/ Reprodução)

2. Trimeresurus salazar

Seguindo a linha vilões, temos a Trimeresurus salazaroriginária de Arunachal Pradesh, na Índia. Essa é uma serpente verde, batizada em homenagem ao fundador da casa Sonserina, Salazar Sonserina, que ficou famoso por ser ofidioglota.

Se houvesse um check-list de pré-requisitos para receber o nome, com certeza essa serpente gabaritaria. (Fonte: Wikimedia/ Mirza et. al/Reprodução)

3. Harryplax severus

Já esse pequeno caranguejo faz uma homenagem tripla. O Harryplax severus teve seu nome escolhido para homenagear não apenas Harry Potter e Severus Snape, mas seu próprio descobridor, Harry Conley.

A espécie foi avistada pela primeira vez em 1998, caminhando pelos destroços de corais mortos na ilha de Guam, na Micronésia. Mas seu nome e reconhecimento só foram feitos em 2017.

Será que ele também anda cabisbaixo relembrando dos corais enquanto estavam vivos? (Fonte: Wikimedia/ José Mendoza e Peter K.L. Ng/ Reprodução)

4. Ampulex dementor

Dementadores também recebem homenagens. A Ampulex dementor é uma vespa que injeta um veneno potente em neurotoxinas, causando paralisia em suas vítimas. Com certeza, qualquer felicidade se vai com a ferroada.

Essa vespa é nativa da Tailândia e seu nome foi escolhido por votação pública. (Fonte: Wikimedia/ Ohl et. al/ Reprodução)
Essa vespa é nativa da Tailândia e seu nome foi escolhido por votação pública. (Fonte: Wikimedia / Ohl et. al / Reprodução)

5. Eriovixia gryffindori

Agora uma aranha bem particular, com seus minúsculos 7 milímetros, Eriovixia gryffindori recebeu seu nome por ser parecida com o chapéu seletor. A espécie é originária da Índia e foi descoberta em 2015.

Já imaginou ser selecionado por uma mini aranha? (Fonte: Getty Images/ Reprodução)

6. Clevosaurus sectumsempra

O fóssil de um lagarto de 205 milhões de anos ganhou destaque em 2015, após ser estudado e nomeado em alusão a um dos feitiços mais "retalhadores" da saga de mágica. A escolha do nome foi feita graças a afiada arcada dentária do animal, que se acredita que era capaz de retalhar suas presas, assim como o feitiço.

Em recriações artísticas, o lagarto pré-histórico se assemelhas às iguanas, outro fóssil, mas vivo. (Fonte: Getty Images/ Imagem ilustrativa)

Mas os nomes não acabam por aqui, ainda existem dinossauros, outras serpentes, vespas e aranhas que receberam seus nomes por representarem, de algum modo, características da saga bruxa. E você, para quem prestaria homenagem se pudesse nomear uma nova espécie?