6 eventos naturais incríveis que estão acontecendo neste momento

10/08/2024 às 10:003 min de leituraAtualizado em 10/08/2024 às 10:00

A cada dia que passa, o mundo ao nosso redor segue sofrendo alterações importantes — sejam elas para o bem ou para o mal. E se tudo isso não bastasse, nós humanos ainda temos a nossa parcela de responsabilidade em muito do que está acontecendo no nosso planeta.

Mas você sabia que tem alguns fenômenos naturais rolando nesse exato momento? Veja só a lista que separamos sobre esses incríveis e misteriosos eventos identificados ao redor do planeta.

1. Lago no Vale da Morte

Considerado o local mais quente do mundo, Vale da Morte agora conta com lago temporário. (Fonte: Getty Images)

O Vale da Morte é conhecido por ser o local mais quente do mundo e recentemente até registrou temperaturas impressionantes no verão. Porém, a região árida agora conta com um lago temporário de 30 cm de profundidade e 9,7 km de comprimento.

Este lago, na verdade, é um reabastecimento de um lago efêmero um pouco maior que encheu devido às chuvas causadas pelo furacão Hilary em 2023. Devido a essas tempestades, 37 milhões de pessoas foram colocadas em risco de inundações.

2. Abelhas em perigo

Abelhas enfrentam sérios riscos com mudanças climáticas. (Fonte: Getty Images)

As abelhas estão em sérios riscos na Terra. Os pequenos polinizadores estão sendo mortos por diversos fatores, como pesticidas, mudanças climáticas, ácaros parasitas e até mesmo a escassez de nutrição. Porém, os apicultores comerciais mantiveram as populações gerais das colônias de abelhas estáveis.

Como? Eles seguem reabastecendo as colmeias com novas rainhas sempre que uma morre. Por conta disso, as abelhas ainda não estão enfrentando um "apocalipse", mas o cenário está longe de ser positivo.

3. Ataques de cupins

Ao contrário de outras espécies, cupins tendem a prosperar com aquecimento global. (Fonte: Getty Images)

Novos estudos indicam que o aumento das temperaturas pode fazer com que os cupins se tornem animais famintos. Por exemplo, com 30 °C, esses animais são capazes de devorar material lenhoso sete vezes mais rápido do que o normal.

As altas temperaturas tão facilitam a reprodução da espécie, o que pode ser um sério risco para toda madeira no mundo. Esse é um sério problema para os humanos, uma vez que a madeira é responsável por capturar o carbono.

4. Micróbios resistentes

Pesquisadores esperam que vacinas em desenvolvimento possam combater superbactérias. (Fonte: Getty Images)

A resistência antimicrobiana (RAM) está se tornando um problema para muitas pessoas. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a RAM é responsável por quase 5 milhões de mortes globais por ano. Essa é uma das maiores ameaças emergentes à humanidade e está piorando em países de baixa renda.

No entanto, pesquisas recentes dizem que o uso estratégico de vacinas existentes e em desenvolvimento pode salvar muitas vidas.

5. Microplásticos propagados

Grandes quantidades de microplásticos têm contaminado o solo da Terra. (Fonte: Getty Images)

Um estudo da Environmental Science & Technology Letters da American Chemical Society descobriu que muitos fertilizantes atuais são compostos por grandes níveis de microplásticos. Esses microplásticos são tão pequenos que acabam sendo facilmente levados por uma brisa leve e se espalham pelo solo.

Para piorar, alguns desses microplásticos podem transportar contaminantes de águas residuais, tornando-os potencialmente prejudiciais para nós.

6. Nova estrela no céu

Nova estrela surgirá no céu da Terra até o fim de 2024. (Fonte: Getty Images)

Um fenômeno fantástico iluminará o céu do nosso planeta em algum momento desse ano: o nascimento de uma "nova estrela". Segundo pesquisadores, a estrela T Coronae Borealis, ou T CrB, explodirá para a vida em algum momento deste ano.

A T CrB é um sistema de estrelas duplas localizado a 3 mil anos-luz de distância daqui, sendo composto por uma anã branca e uma estrela vermelha gigante e moribunda. A primeira delas está sugando matéria de sua companheira estelar até atingir um limite, quando suas camadas externas explodirão em uma supernova parcial.