Ciência
29/04/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 10/05/2024 às 13:14
Na série Fallout, que estreou recentemente no Amazon Prime Video, o personagem interpretado pelo ator Walton Goggins comenta sobre uma “regra de ouro” para explosões nucleares. Na "regra do dedão" (ou Rule of Thumb no original em inglês), você deve estender o braço e levantar o polegar em direção à nuvem em forma de cogumelo ao se deparar com uma grande explosão nuclear.
Se a nuvem for menor que o dedo, você ainda tem alguma chance de escapar da catástrofe, mas se ela tiver um tamanho que supera o polegar, acabaram suas chances de sobreviver, pois você estará na zona de destruição, segundo Cooper Howard. Mas será que esta regra tem algum fundo de verdade?
Pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, abordaram o assunto em 2018 após a regra viralizar entre os fãs do game que deu origem ao seriado. Para calcular se ela é válida, os físicos levaram em conta uma explosão nuclear de 15 quilotons, potência similar à da bomba lançada em Hiroshima, em 1945.
O primeiro passo foi verificar a distância em relação ao local da explosão para que a nuvem de cogumelo não ficasse maior que o polegar. Com pelo menos 12,6 km de distância da nuvem, a pessoa garantiria a sua segurança, tendo como base a regra comentada na história.
Ainda de acordo com o estudo, a forma de detonação da bomba pode afetar a distância de segurança, assim como a potência do artefato. Se ela for detonada no solo, é preciso estar a 4,67 km do centro da explosão para evitar queimaduras e a 1,56 km para diminuir os riscos de doenças causadas pela radiação.
Cumprindo essas distâncias seguras, “você estaria a salvo dos efeitos iniciais da radiação e das queimaduras”, escreveram os autores, mencionando a regra de ouro de Fallout. Porém, eles fizeram um alerta sobre o vento, que pode ajudar a espalhar a radiação por uma área muito maior.
Uma ventania com velocidade média de 24 km/h levaria a nuvem radioativa da bomba de 15 quilotons à área de segurança em apenas 30 minutos na direção contrária ao vento. Neste caso, os pesquisadores sugerem seguir a recomendação de Howard quando a nuvem superar o polegar, ou seja, correr.
Getty Images/Reprodução Os abrigos oferecem proteção adequada contra a radiação. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Embora a regra de ouro de Fallout possa ser útil em explosões pequenas, ela nem sempre vai funcionar. Dessa forma, se esconder em um abrigo é a melhor solução para evitar os perigos da radiação durante um ataque nuclear.
Segundo a Administração Nacional de Segurança Nuclear do Departamento de Energia dos Estados Unidos, uma boa estratégia de sobrevivência inclui procurar abrigo imediato após a detonação. Em seguida, é importante buscar estruturas melhores e mais afastadas.