Saúde/bem-estar
13/09/2024 às 06:00•2 min de leituraAtualizado em 13/09/2024 às 06:00
Os gatos são animais bastante higiênicos. Se você duvida, basta saber que entre 30% a 50% das horas dos seus dias ele se dedicam à autolimpeza. Mesmo assim, pode ser que, em certos momentos, você realmente precise dar um banho mais pesado no seu bichano.
Quem já tentou fazer isso sabem bem que não é uma tarefa fácil – nem para o animal, nem para o seu tutor. Mas há algumas formas de fazer isso de maneira menos traumática.
Uma dica valiosa: para poder manter o hábito de banhar o seu gatinho, o ideal é acostumá-lo desde pequenininho. “Só vi alguns gatos que gostam do banho, e isso provavelmente é porque eles foram apresentados a ele quando filhotes e foi uma experiência positiva”, afirma Tori Schlosser, treinadora de gatos, ao portal Mental Floss.
Há algumas situações em que o banho é especialmente recomendado. Os veterinários tendem a pedir que donos façam isso caso o bichinho esteja com problemas de pele, como uma micose, uma alergia ou até mesmo pulgas. O mesmo serve para casos em que o animal se cobre com alguma substância que seria perigoso se ele se limpasse com a língua.
Certas raças sem pelo, como o Sphynx, precisam de banhos regulares para manterem a saúde da pele. Mas, na maior parte das vezes, o banho pode ser dado com lenço umedecido ou com xampus secos empregados em regiões determinadas do corpo.
Os veterinários recomendam alguns adereços na hora de preparar um banho completo para o seu felino. O ideal é você ter em mãos um tapete antiderrapante (para caso você use uma bacia no banho, e não, por exemplo, a pia); toalhas, um xampu seguro para gatos (xampus humanos são contraindicados) e alguns petiscos para distraí-lo no processo.
Os gatos tendem a não gostar de água. Por isso, é preciso ir aos poucos. Abaixe-o lentamente, de forma gentil, para não assustá-lo. Contar com a ajuda de outra pessoa também pode ser uma boa tática.
Ao ensaboá-lo com o xampu, evite aplicar no rosto do animal, sobretudo nos olhos e nas orelhas, que podem ser limpas depois com um pano quente. Depois de enxaguá-lo bem, enrole-o na toalha e seque-o o melhor que puder. Provavelmente ele irá se lamber depois, e não será uma boa ingerir produtos químicos. Por fim, abrace-o com carinho, pois é muito possível que ele não tenha vivido uma experiência muito prazerosa.
Se o gato estiver lutando muito no banho, é melhor partir para um plano B, sem o colocar diretamente na água. Dá, por exemplo, para usar um pano molhado para limpá-lo. E se a situação for incontornável, não hesite em procurar um pet shop especializado para uma ajuda mais profissional.