Ciência
18/09/2024 às 21:00•2 min de leituraAtualizado em 18/09/2024 às 21:00
A raposa-do-deserto, ou feneco, é realmente fascinante! Conhecida cientificamente como Vulpes zerda, ela se destaca entre as raposas devido à sua aparência peculiar, muito pequena e com orelhas enormes. Mas a excentricidade dessa espécie não para por aí. Veja, a seguir, sete fatos interessantes sobre esse pequeno canídeo!
Seu pequeno tamanho é realmente impressionante. Para ter uma ideia, a raposa-vermelha — a espécie mais conhecida e distribuída no mundo — mede cerca de 91 cm de comprimento, 61 cm de altura e pesa entre 2,7 e 13,6 kg na idade adulta. Já o feneco tem apenas 40 cm de comprimento (sem a cauda), 20 cm de altura e pesa entre 0,9 e 1,4 kg.
As enormes orelhas da raposa-do-deserto — que podem medir até metade do seu tamanho — não impressionam apenas pelo tamanho; elas ampliam a audição e permitem que o feneco escute suas presas no subsolo. Além disso, as orelhas também ajudam a regular sua temperatura, irradiando o calor para longe do corpo.
O feneco tem pés incrivelmente peludos, e isso é mais importante do que parece. O pelo espesso ajuda essas raposas a se manterem aquecidas durante as noites frias e protegem as patas da areia quente durante o dia. Além disso, o pelo extra garante uma boa tração, ajudando o animal a se locomover com mais facilidade nas dunas e na areia solta.
O feneco é tão adaptado ao deserto que consegue passar longos períodos sem beber água. Em vez disso, ele se hidrata comendo folhas, frutos e pequenos animais, e aproveita a umidade que se forma em sua toca durante a noite. Além disso, seus rins são altamente eficientes, permitindo que ele conserve água.
Os fenecos formam pares para a vida toda. Um casal costuma ter uma ninhada por ano, com dois a cinco filhotes. Enquanto a fêmea está grávida e amamentando, o macho fica responsável por trazer comida e protegê-la. Os filhotes ficam com os pais até serem desmamados, aos dois meses. Essas pequenas raposas podem viver até 10 anos na natureza.
Os fenecos adoram estar em grupo e vivem em comunidades, que podem incluir uma ou mais famílias. Eles são animais muito sociáveis, apreciando a companhia uns dos outros e brincando, até quando adultos. O tamanho desses grupos varia conforme a oferta de alimentos.
Os fenecos usam uma gama impressionante de sons, como latidos, guinchos, rosnados, e até gritos, para interagir entre si. Essas vocalizações ajudam a estabelecer laços sociais, tanto durante brincadeiras quanto para definir hierarquias dentro do grupo. Essa habilidade de se comunicar é essencial para manter a coesão e a ordem dentro de suas comunidades.