Conheça um truque infalível para se comunicar com o seu gato

27/10/2024 às 21:002 min de leituraAtualizado em 27/10/2024 às 21:00

Os pais e mães de gato certamente já se cansaram de ouvir que seu bichinhos são, por natureza, indiferentes aos seres humanos. Mas pode ser outra coisa: talvez simplesmente os tutores não estejam falando direito a língua dos felinos.

Mas uma pesquisa recente sugeriu que não tem muito mistério. Mais do que isso, tem um truque bem simples que você pode usar sempre que quiser.

O segredo da comunicação com os gatos

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
Para ter uma melhor relação com seu gato, tente sorrir como ele. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Algumas pesquisas feitas em 2020 chegaram a uma conclusão que parece até ser óbvia: basta sorrir bastante para eles. Mas o segredinho é que você não deve sorrir como um humano, e sim como um gato.

Os gatos "sorriem" de uma forma bem específica: eles mostram os dentes, estreitam os olhos e piscam lentamente. Isso foi constatado nas pesquisas feitas a partir de interações entre gatos e humanos. Os cientistas concluíram que essa expressão faz que os bichanos (sejam os familiares ou os estranhos) se aproximem e se tornem mais receptivos aos seres humanos em sua volta.

"Como alguém que estudou o comportamento animal e é dono de um gato, é ótimo poder mostrar que gatos e humanos podem se comunicar dessa maneira. É algo que muitos tutores de gatos já suspeitavam, por isso é emocionante ter encontrado evidências disso", disse Karen McComb, psicóloga da Universidade de Sussex

Quem convive muito com gatos sabe até reconhecer essa expressão, que geralmente acontece quando o animal está relaxado e feliz. Isso foi descoberto por meio de experimentos realizados com gatos e seus donos. Eles gravaram as interações entre eles enquanto os humanos piscavam lentamente para os bichos a cerca de um metro de distância. 

Os resultados mostraram que os gatos ficam mais propensos a piscar lentamente para seus humanos depois que seus humanos piscam para eles.

A comparação entre cães e gatos

Cães e gatos demonstram seu afeto de formas diferentes. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
Cães e gatos demonstram seu afeto de formas diferentes. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

Sabe-se que os cães costumam demonstrar mais as suas emoções do que os gatos. Mas há uma novidade: essas pesquisas mostraram que a sintonia entre os felinos e seus companheiros humanos é bem maior do que se pensava.

Mais do que isso, os estudos sugerem que comparar os gatos aos cães é contraproducente. Cada espécie demonstra suas emoções do seu jeito. Além disso, os gatos costumam ecoar os traços de personalidade dos humanos com quem vivem. Eles também podem reconhecer os nomes dos donos e criar laços profundos com eles.

O que não sabe ao certo é por que os felinos "sorriem" dessa forma. Até o momento, isso tem sido interpretado como um meio de sinalizar intenções benignas, já que se acredita que o olhar fixo dos gatos se relacione à tentativa de parecer ameaçador. Mas também é possível que esse bicho tenha desenvolvido essa expressão ao ver que os humanos reagem positivamente a ela.

De toda forma, o fato é que usar essa expressão de sorriso felino com o seu bichinho ajuda a construir uma relação melhor com ele. Para muita gente, isso pode ser altamente benéfico, impactando em melhorias na própria saúde mental.

"Entender as maneiras positivas pelas quais gatos e humanos interagem pode melhorar a compreensão pública dos gatos, melhorar o bem-estar felino e nos dizer mais sobre as habilidades sociocognitivas dessa espécie pouco estudada. Nossas descobertas podem ser usadas para avaliar o bem-estar dos gatos em uma variedade de ambientes, incluindo consultórios veterinários e abrigos", concluiu a psicóloga Tasmin Humphrey, da Universidade de Sussex.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: