Explosão de cores tornou a vida na Terra vibrante há 100 milhões de anos

01/12/2024 às 00:002 min de leituraAtualizado em 01/12/2024 às 00:00

Para entender quando as cores brilhantes surgiram em animais e plantas e também o motivo dessa coloração, dois pesquisadores americanos analisaram a linha do tempo evolutiva da percepção de cores em animais. Publicado na revista Biological Reviews, o estudo tenta esclarecer o fenômeno que eles chamam de "explosão" de sinais de cores animais nos últimos 100 milhões de anos.

Chamadas de cores conspícuas, ou seja, que chamam a atenção de forma imediata, essas tonalidades são amplamente utilizadas na comunicação dentro e entre espécies animais, e incluem padrões como vermelho, amarelo, laranja, azul e roxo, que se destacam na maioria dos fundos. 

A questão da pesquisa foi saber o que surgiu primeiro. As plantas começaram a produzir frutas e flores vibrantes antes que qualquer pessoa da Terra conseguisse ver cores? Ou a visão das cores surgiu primeiro, com as cores vivas aparecendo em plantas e animais só depois que estes últimos conseguissem vê-las?

A visão das cores

x. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
As cores vibrantes surgiram depois que a percepção visual delas já existia. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Animais usam cores como adaptações evolutivas para aumentar as chances de sobrevivência e reprodução da espécie. Pode ser como camuflagem para se misturar com o ambiente e despistar predadores ou caçar sem ser detectado pelas presas. Outra aplicação é a regulação térmica, pois cores escuras absorvem mais calor, enquanto as claras refletem a radiação solar.

Já os tons mais chamativos tendem a atrair parceiros e demonstrar saúde e qualidade genética. Mas as cores vivas podem também ser usadas para sinalizar aos predadores sobre suas defesas tóxicas e perigosas, no chamado aposematismo. 

Usando análise estatística de dados evolutivos, os autores descobriram que a percepção das cores evoluiu primeiro em animais cerca de 100 milhões de anos antes do surgimento de frutas e flores coloridas. Essa visão de cores pode ter surgido pela primeira vez, segundo o estudo, há cerca de 500 milhões de anos, em antigos artrópodes e vertebrados.

A linha do tempo das cores

x. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Frutas coloridas surgiram há 350 milhões de anos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os autores concluíram que, depois que a visão das cores evoluiu nos animais há 500 milhões de anos, as frutas coloridas apareceram há cerca de 350 milhões de anos, enquanto as flores coloridas surgiram há cerca de 200 milhões, explica o líder do estudo, John J. Wiens, professor da Universidade do Arizona, em Tucson nos EUA.  

Os sinais de cores de alerta começaram a se manifestar há cerca de 150 milhões de anos, enquanto os sinais de cores sexuais só apareceram há cerca de 100 milhões de anos. "Houve uma explosão dramática de sinais de cores de alerta e sexuais nos últimos 100 milhões de anos", afirmou Wiens. 

Em um comunicado o biólogo explica que "Os sinais de alerta são pelo menos cinco vezes mais disseminados [do que os sinais sexuais]. Esse é o padrão geral". Isso porque o animal colorido não precisa ter visão de cores para sinalizar outros animais sobre o seu perigo. Já nos sinais de cores sexuais, machos e fêmeas precisam ter capacidade visual para interpretá-las como sinais importantes e distinguir nuances entre elas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: