Leões quebram recorde nadando rio com mais de 1,5 km cheio de predadores; veja vídeo

15/07/2024 às 14:002 min de leituraAtualizado em 15/07/2024 às 14:00

Dois leões foram recentemente filmados atravessando um trajeto extremamente perigoso no Parque Nacional Queen Elizabeth, em Uganda. Jacob e Tibu, como foram apelidadas as criaturas, são conhecidos por sua incrível capacidade de sobrevivência — que lhes rendeu 10 anos de vida até agora.

Os animais nadaram aproximadamente 1,5 km por meio de um rio cheio de crocodilos e hipopótamos, predadores diretos da sua espécie. A dupla fez três tentativas para cruzar o trajeto durante a noite, processo esse captado por um drone. De acordo com os pesquisadores, a distância percorrida por nado é um recorde entre leões.

Leões nadadores

Os irmãos Jacob e Tibu aparecem descansando um ao lado do outro. (Fonte: Alexander Braczkowski)
Os irmãos Jacob e Tibu aparecem descansando um ao lado do outro. (Fonte: Alexander Braczkowski)

Os leões são animais extremamente temidos na natureza, sempre lembrados por seus rugidos impressionantes e capacidade predatória. No entanto, poucas pessoas sabem o quanto esses felinos podem ser bons na natação, inclusive muito além do que os humanos antes acreditavam ser possível.

Segundo os pesquisadores, Jacob já era tido como um leão muito resiliente. “Aposto todos os meus pertences que estamos olhando para o leão mais resiliente da África: ele foi chifrado por um búfalo, sua família foi envenenada por tráfico de partes do corpo de um leão, ele foi pego na armadilha de um caçador furtivo e, finalmente, perdeu a perna em outro incidente de tentativa de caça furtiva, onde foi pego em uma armadilha de aço”, disse o autor do estudo e pesquisador do Centro de Saúde Planetária e Segurança Alimentar da Universidade Griffith, Alexander Braczkowski, em comunicado oficial. 

Conforme descrito pelos investigadores, os irmãos felinos atravessaram um canal repleto de hipopótamos e crocodilos, em uma demonstração impressionante de resiliência diante de tal risco. Anteriormente, sabia-se que os leões podiam nadar até 100 metros de distância. Porém, tendo em mente que Jacob e Tibu nadaram 1,1 km em distância linear — e 1,5 km contabilizando pequenas mudanças na direção do nado —, um novo recorde foi estabelecido.

Explicação do nado prolongado

Segundo os pesquisadores, os leões até podem ser nadadores prolíficos, mas enfrentam sérios desafios ao realizarem esse tipo de atividade. Alguns nados terminam supostamente com a morte dos leões por ataque de crocodilos. O crocodilo-do-nilo, por exemplo, pesa quatro vezes mais do que os leões adultos e são predadores incansáveis.

Sendo assim, é difícil imaginar o que faria os irmãos felinos arriscarem suas próprias vidas para percorrerem uma distância tão grande assim, sobretudo porque o canal Kazinga é repleto de perigos. "É provável que os irmãos estivessem procurando por fêmeas", explicou Braczkowski.

O pesquisador explica que a competição por leões é feroz no parque de Uganda e a dupla já havia perdido uma luta em busca de suas parceiras horas antes do nado. Portanto, é provável que eles tenham feito essa jornada toda para conhecer outras fêmeas do outro lado do canal. Além disso, a equipe concluiu que brigas por território com outros machos e a presença de humanos na região foram outros fatores determinantes para que os leões cruzassem o canal nadando. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: