Lontras usam ferramentas para se alimentar sem danificar os dentes

30/05/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 30/05/2024 às 12:00

Se você tentar morder um caranguejo de uma vez só, diretamente com seus dentes, você provavelmente vai quebrá-los, pois a carapaça do animal é dura. Por isso, nós costumamos usar ferramentas para comer essa iguaria. O que os cientistas descobriram recentemente é que as lontras-marinhas também passam pelo mesmo raciocínio. 

Um estudo recente, publicado na revista Science, mostrou que as lontras-marinhas utilizam ferramentas para lidar com alimentos maiores e mais duros, como um caranguejo. Assim, os animais conseguem preservar seus dentes e continuar se alimentando bem por mais tempo.

Lontras usam ferramentas para abrir carapaças de presas

Para chegar a tal descoberta, um grupo de pesquisadores e voluntários observou 196 lontras-marinhas da subespécie Enhydra lutris nereis, que está ameaçada de extinção e é monitorada por rádio. Essas lontras vivem na costa da Califórnia e há menos de dois mil delas na região.

De modo geral, elas gostam de se alimentar de moluscos e ouriços-do-mar — que são menos duros e mais fáceis de abrir. Mas quando não encontram seus "pratos favoritos", elas precisam caçar caranguejos, caramujos e outros bichos com carapaças mais duras. A partir disso, surge a necessidade de utilizar ferramentas, sendo as lontras-marinhas um dos únicos mamíferos que fazem isso, além dos seres humanos.

Os pesquisadores observaram as lontras-marinhas utilizando rochas, conchas e até pedaços de lixo para abrir as carapaças e consumir suas presas mais facilmente. E o mais interessante: foi possível notar que isso diminui os danos aos dentes dos animais que usam ferramentas.

Fonte: GettyImages
As lontras-marinhas fêmeas utilizam suas ferramentas com mais frequência do que os machos. (Fonte: Getty Images)

Fêmeas utilizam ferramentas com mais frequência 

Outra descoberta interessante dessa pesquisa foi que as lontras-marinhas fêmeas utilizam suas ferramentas com mais frequência do que os machos. Assim, elas conseguem se alimentar com presas maiores e até 35% mais duras, além de ter uma maior variedade de opções.

Os cientistas também observaram que as fêmeas apresentam menos danos em seus dentes por conta disso. A condição dos dentes é essencial à sobrevivência das lontras-marinhas, que são animais carnívoros e podem morrer de fome se não tiverem dentes para mastigar as suas presas. Por outro lado, as fêmeas costumam ter menos forças para morder, tornando o uso de ferramentas ainda mais importante. 

"Criar filhotes exige bastante energia e as fêmeas precisam ser eficientes na sua alimentação. O estudo demonstra que a utilização das ferramentas é um comportamento importante para a sobrevivência", afirma Chris Law, que liderou a pesquisa quando era aluno da Universidade da Califórnia em Santa Cruz. 

Por fim, é curioso observar que as lontras-marinhas não são a única espécie em que fêmeas utilizam mais ferramentas que os machos: com golfinhos, chimpanzés e bonobos ocorre algo semelhante. Nessas espécies, as fêmeas também são responsáveis pela criação dos filhotes e por ensiná-los a utilizar ferramentas, o que pode influenciar tal comportamento.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: