Quantas espécies os humanos já levaram à extinção

26/07/2024 às 14:002 min de leituraAtualizado em 26/07/2024 às 14:00

O impacto dos seres humanos na natureza já é algo que estamos presenciando há muito tempo. Mas será que você faz ideia de quantas espécies nós já fomos responsáveis por extinguir de uma vez por todas? De dodôs a lobos-da-tasmânia, já foram muitos animais extintos ao longo dos anos. Inclusive, os cientistas não têm uma resposta exata para essa pergunta pela dificuldade de estimar esse número.

No entanto, o pior dos cálculos diz que podemos ser responsáveis diretamente por ter exterminado centenas de milhares de animais. Mas para termos uma visão mais profunda dessas informações, precisamos destrinchar esses números.

Coletando dados de extinção

Lobos-da-tasmânia estão entre as 777 espécies extintas desde 1500 pela lista da IUCN. (Fonte: Getty Images)

Segundo a Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), cerca de 777 espécies foram extintas desde o início dos anos 1500. Algumas dessas extinções podem ter sido naturais, mas pesquisadores garantem que os humanos tiveram uma mão em quase — se não todas — elas. Tendo em mente o quanto impactamos a natureza, esse é um número bem expressivo.

Contudo, as extinções causadas por humanos não se limitam aos últimos 500 anos. Os humanos começaram a "colecionar" extinções há milhares de anos, o que explica o fato dos pesquisadores não terem dados o suficiente para saber mais sobre o nosso passado e de nos concentrarmos única e exclusivamente nos últimos cinco séculos.

A IUCN avaliou o risco de extinção de apenas cerca de 5% das espécies conhecidas do mundo. Por conta disso, deve haver muito mais extinções que não foram registradas por aí. Um estudo publicado na Biological Reviews em 2022, por exemplo, sugere que de 150 mil a 260 mil de todas as espécies conhecidas podem ter morrido desde aproximadamente 1500.

Impacto humano no mundo

Cientistas dizem ser impossível calcular quantas espécies já foram extintas por conta dos humanos, mas estimativas são altas. (Fonte: Getty Images)

As estimativas absurdas do número de extinções causadas por humanas fizeram com que o autor principal do estudo e professor da Universidade do Havaí, Robert Cowie, revisasse seus dados. Segundo ele, nenhum erro foi cometido na pesquisa, mas suas estimativas surgem com algumas ressalvas.

Eles calcularam quantas espécies teriam sido extintas se todas as espécies conhecidas tivessem sofrido uma taxa de extinção semelhante a uma amostra de 200 caracóis terrestres. Com isso, os números tendem a flutuar bastante e não são exatamente assertivos.

De qualquer forma, por mais que as taxas de extinção no passado sejam basicamente impossíveis de calcular, é evidente que a nossa espécie deixou um rastro de destruição no planeta e os números só vêm piorando nos últimos anos. Logo, se não frearmos nossas ações, seguiremos prejudicando toda a biodiversidade do planeta em que moramos e, eventualmente, não teremos mais natureza para viver.