Ciência
21/07/2024 às 18:00•2 min de leituraAtualizado em 21/07/2024 às 18:00
Ok, todo mundo que tem um cãozinho (e gosta dele) não tem a menor intenção de deixá-lo sozinho por muito tempo. Mas, de vez em quando, isso é inevitável, já que temos que trabalhar e muitas vezes passamos mais tempo na rua do que gostaríamos.
Mas será que há uma medida de quanto tempo seria demais para deixar o seu amigo sozinho? Os pesquisadores estimam um cálculo para que seu o cachorro não se sinta tão abandonado assim.
Os cães são animais sociais – portanto, eles gostam naturalmente de companhia. Por causa disso, o People's Dispensary for Sick Animals (PDSA) elaborou em 2011 um documento, a partir de uma pesquisa, em que lista as cinco principais necessidades do bem-estar animal. Elas são: liberdade de fome e sede (os bichos precisam de uma boa dieta); liberdade de desconforto (eles precisam de um bom lugar para viver); liberdade de dor, ferimentos e doenças (eles devem ter sua saúde protegida); liberdade para expressar seu comportamento normal; e liberdade do medo e da angústia (eles têm direito de viver acompanhados se assim desejarem).
O quinto quesito ressalta que, para viver longe do medo e do estresse mental, os bichinhos precisam de companhia, seja com ou longe de outros animais. É claro que isso muda de acordo com cada espécie, mas os cães estão entre os que precisam desse contato.
Por isso, pode-se pensar em termos de horas de companhia ou solidão que não ameaçariam o seu bem-estar. De acordo com o relatório, os cães, dependendo de sua idade, não devem ser deixados sozinhos por mais de quatro horas por dia. Isso inclui, aliás, o tempo em que eles estão dormindo.
O relatório ainda ressalta que os cães têm suas particularidades, e suas necessidades individuais podem mudar. Mas, entre as diferentes entidades, há um certo consenso de que os cães não deveriam ser deixados sozinhos por mais de quatro horas para não sofrer com problemas decorrentes da solidão.
Quando um cão é adulto (com mais de 5 anos), o prazo pode se estender para até 6 horas, mas um filhote não deveria jamais ser deixado sozinho por tanto tempo. Afinal, isso pode até atrapalhar o seu crescimento e desenvolvimento.
Por isso, os especialistas recomendam a seguinte regra para que os tutores monitorem o tempo em que ficarão afastados de seus amigos:
Se isso é impossível para você, o ideal seria pensar em soluções. Há várias opções possíveis: você pode voltar durante o horário do almoço para ficar uma meia hora com seu cãozinho, ou pode contratar cuidadores profissionais que passeiem com ele. Mas atenção: os especialistas afirmam que dar a um cão outro animal de companhia não é exatamente uma alternativa à companhia humana. O que provavelmente acontecerá é que você terá dois cães entediados ao invés de um.