Artes/cultura
22/07/2022 às 06:39•2 min de leitura
Uma composteira é um sistema montado para decompor resíduos orgânicos. Ou seja, é uma forma relativamente fácil de reciclar o lixo orgânico gerado em casa - assim, fazendo sua parte para um mundo mais sustentável.
Basicamente, o que a composteira faz é transformar estes resíduos em um adubo fértil que pode ser usado para plantar novamente. Além disso, este sistema ajuda a reduzir a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Neste texto, damos dicas sobre como fazer uma.
(Fonte: Gardeners For Good)
A criação da composteira é relativamente diferente quando feita em uma casa e quando realizada em apartamento. Se você mora em casa, pode fazer isso cavando um buraco na terra do quintal. O buraco deve ter pelo menos meio metro quadrado e cerca de 30 centímetros de profundidade.
Para sustentar as "paredes" do buraco, é possível colocar uma caixa sem o fundo, para que se tenha acesso ao solo. Isto pode ser feito também com arame ou tábuas.
Depois que o buraco estiver pronto e sustentado, comece a depositar o material orgânico diariamente lá. O melhor é não espalhar muito, deixando o conteúdo mais num canto. Em seguida, cubra a superfície com folhas secas ou serragens, sem apertar a misturar.
Deixe lá e esqueça. A cada 15 dias, revire todo o material para ajudar na decomposição. O esperado é que, em três meses, todo este resíduo se transformará em adubo, que pode ser usado nas plantas.
(Fonte: The Spruce)
Caso more em apartamento, o ideal é usar minhocas. Elas irão substituir a função da terra. Você pode usar três caixas plásticas escuras para montar os andares da composteira. Elas devem ser empilhadas, sendo que deve-se fazer furos nos dois primeiros andares para que o resíduo orgânico escorra.
Você precisará de cerca de 100 minhocas, que serão colocadas no primeiro andar, junto com folha seca ou serragem e terra. Depois passe a depositar o lixo orgânico diariamente no primeiro andar. Elas vão circular também pelos buracos, passando de uma caixa a outra.
Continue depositando o lixo orgânico todo dia até que o recipiente encha. Quando isso acontecer, coloque-o para baixo e deixe-o descansar por um mês. Neste tempo, a caixa do meio será usada e o processo será recomeçado.
A compostagem será feita nas duas primeiras caixas. A caixa da base serve apenas para coletar o líquido que escorre das caixas superiores. Este líquido é um biofertilizante e, se for diluído, pode ser usado para regar as plantas uma vez por semana.
(Fonte: Gardening Know How)
Muita gente tem dúvida o que deve depositar na composteira para que ela dê certo. Uma boa composteira deve equilibrar resíduos formados por dois elementos: carbono e nitrogênio. Resíduos de carbono são os galhos, caules, folhas secas, talos, saco de papel pardo, borra e filtro de café e cascas de ovos; já os resíduos de nitrogênio são matérias ricas em proteína, entrando aqui os restos de comida, restos de grama, folhas verdes e restos da cozinha.
Por fim, algumas recomendações do que não vale jogar na composteira: nada relacionado com carne (como restos, ossos, restos de peixe) devem ser jogados lá. Também evite colocar ervas daninhas ou plantas doentes, que podem contaminar o composto.
Fezes de animais de estimação não devem ser usadas — a não ser que o seu composto não vá fertilizar posteriormente plantações de alimentos. Também não se recomenda jogar cascas de banana, de pêssego e de laranja, pois podem conter pesticidas.