Ciência
08/02/2023 às 12:00•2 min de leitura
O brasileiro não dispensa um bom prato de arroz e feijão, utilizando geralmente o feijão carioca ou o preto para combinar com o grão branco. Porém, o que muitos desconhecem é que existe uma variedade ainda maior desse alimento do que só aquela disponível no mercado.
Ficou curioso para conhecer mais alguns tipos de feijão? Então confira a lista a seguir:
(Fonte: Getty Images)
Apresentando uma coloração bege com listras marrons, é o tipo de feijão mais comum do norte ao sul do país. Ele se tornou bastante popular no Brasil a partir da década de 1970 e ganhou esse nome por conta de sua semelhança com o piau carioca.
Leia também: Por que "feijão carioca" se no Rio se come mais feijão preto?
(Fonte: Getty Images)
Acredite: apesar do nome do primeiro tipo de feijão, o preto é, de fato, o mais consumido por aqueles que moram no Rio de Janeiro.
Um dos principais ingredientes das feijoadas, ele é bastante rico em fibra e o segundo mais consumido em nosso território.
(Fonte: Getty Images)
O feijão branco é um dos tipos que se afasta da combinação com o arroz, sendo mais encontrado em saladas, sopas ou ensopados.
Pelo fato de não ser muito popular no Brasil, há poucas áreas de plantio desse alimento que normalmente é mais consumido em São Paulo e no Rio Grande do Sul, junto com a linguiça calabresa ou com dobradinhas.
(Fonte: Getty Images)
Tal como o feijão branco, o feijão fradinho também é mais popular por conta de sua combinação com ingredientes comuns de uma salada. Entretanto, ele também encontra outras utilidades: na Bahia, ele é utilizado nos famosos acarajés, apenas para citar um exemplo.
(Fonte: Getty Images)
O feijão vermelho é outro tipo bastante consumido no Brasil, especialmente no famoso feijão tropeiro. Mas também é possível combiná-lo com sopas e carnes, ajudando a gerar bastante caldo para esses pratos.
(Fonte: Shutterstock)
Quem mora no Sul ou Sudeste do Brasil talvez não conheça muito o feijão verde, mas ele é bastante popular no Nordeste. Ele possui mais proteínas que a ervilha e a vagem, sendo utilizado como ingrediente principal ou secundário em diversos pratos.
(Fonte: fahrwasser/Deposit Photos)
Uma das principais características do feijão cavalo é a firmeza depois de cozido, fazendo com que não solte muito caldo em seu preparo. Por esse motivo, ele é muito popular em algumas regiões do Sul, onde é servido como acompanhamento em churrascos.
(Fonte: Getty Images)
Apesar de ser plantado em nosso país, ele é pouco consumido localmente e acaba tendo grande parte da sua produção exportada para países árabes. Quando encontrado é usado para engrossar feijoadas ou servir como base para o feijão tropeiro.