Ciência
11/11/2024 às 03:00•3 min de leituraAtualizado em 11/11/2024 às 03:00
O gótico surgiu como um estilo importante na história da arte, muito predominante na Europa na Idade Média, que era visto frequentemente na arquitetura das catedrais. Já no século 21, ele se tornou tão relevante que começou a definir toda uma subcultura.
Os góticos passaram a ser definidos como pessoas com ares melancólicos e apreço por roupas escuras, que encontram beleza em coisas que outras pessoas podem considerar mórbidas ou deprimentes. E há muita gente (inclusive no Brasil) que se identifica com o estilo. Vejamos a seguir 10 fotos marcantes que retratam fielmente o estilo de vida gótico.
Muitos góticos têm apreço por figuras mitológicas sombrias, como os vampiros. Nesta foto de 1983, um homem, com o rosto maquiado de branco e olhos escuros, posa ao lado de uma imagem vampiresca.
O estilo gótico invadiu a música, gerando grandes ícones como a cantora Siouxsie Sioux, da banda Siouxsie and the Banshees. Nesta imagem dos anos 1980, uma mulher de Chicago veste-se como ela, com trajes inteiramente pretos, cabelo preto arrepiado e maquiagem carregada.
A atriz americana Christina Hendricks (famosa pela série Mad Men), teve sua fase mais gótica durante a juventude. Não guarda qualquer semelhança com a personagem Joan Holloway dos anos 1960 que ela encarnaria anos mais tarde – época em que ela receberia o título da revista Esquire de "mulher mais sexy do mundo".
Nesta foto, provavelmente feita de zoeira, quatro jovens dos anos 1990, com camisetas do cantor Marilyn Manson, posam alegres (ou não?) ao lado do Papai Noel em um shopping americano. O bom velhinho nem parece constrangido!
Nos anos 1980, esses jovens góticos na Iugoslávia foram flagrados tranquilamente fumando um cigarro. Curiosidade: o país existiu até 1992, quando foi dividido em seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Macedônia e Montenegro.
E que tal uma miss gótica? Foi o caso dessa "Miss American Vampire", adornada com sua roupa preta (claro!) e uma feição algo melancólica, muito diferente das típicas misses – mas totalmente condizente com a sua cultura.
Formada em 1980, a banda inglesa The Sisters of Mercy, da cidade de Leeds, foi um grande ícone gótico da música por muitos anos. Curiosamente, os artistas nunca gostaram de receber este rótulo.
Dentro do estilo gótico, cabem vários adereços de metal e com uma temática algo agressiva. Nessa foto, tirada, em algum momento da década de 1980, a jovem adorna o pescoço com uma gargantilha com spikes, que são essas pontas metalizadas.
A cantora e compositora Siouxsie Sioux é uma das mais influentes e cultuadas entre os góticos. Nascida Susan Janet Ballion, a musa britânica já foi citada como referência por outras estrelas da música, como PJ Harvey, Sinead O'Connor, Courtney Love, Dolores O'Riordan (do Cranberries), Charli XCX, St. Vincent e Florence Welch (da banda Florence + the Machine). Aqui, ela aparece em um registro de novembro de 1980.
O vocalista e guitarrista da banda The Cure, o inglês Robert Smith, é uma das grandes figuras dentro da música gótica. Ironicamente, ele também evitou por muito tempo se vincular ao estilo, mas não teve como escapar.
Curiosidade: Robert Smith também foi guitarrista e membro da banda Siouxsie and the Banshees entre 1982 e 1984.