Ciência
16/08/2017 às 06:25•2 min de leitura
Olha só que curioso: uma pesquisa feita por Nilli Lavie, da University College London, descobriu que nossa atenção é um recurso limitado, o que significa que preencher todas as aberturas de atenção da nossa mente é algo que interrompe processos de distração.
Ou seja: se a ideia é treinar suas habilidades de redação para o Enem ou para algum concurso, não tem problema escolher uma música para ouvir ao mesmo tempo – pelo contrário! O segredo, nesse sentido, é apostar em músicas instrumentais, por exemplo. Não vale mais achar que sua concentração virá quando você estiver isolado de barulhos, pessoas e outros estímulos externos.
Você não é um cachorro, a gente sabe, mas às vezes é bacana receber um biscoito depois de um trabalho bem-feito, não é mesmo? Quando você precisar se concentrar por muito tempo em uma tarefa que não é a mais divertida do universo, é bacana pensar em alguma recompensa para quando a tarefa for finalizada. Isso vai fazer com que você consiga se concentrar melhor, sabia? No entanto, o ideal é não apelar para as recompensas com muita frequência.
Digamos que você está assistindo a uma palestra entediante, mas sobre um tema que você precisa aprender. Por causa do tédio, sua mente vai achar maneiras de divagar e viajar enquanto você olha o palestrante falar.
O segredo aqui é, de tempos em tempos, testar sua mente e sua memória, falando para você mesmo quais foram os assuntos abordados pelo palestrante nos últimos minutos. Acredite ou não, essa é uma forma de você reter melhor o conteúdo que foi passado.
De tempos em tempos, dê à sua mente a chance de pensar no que ela quiser: uma viagem pelo Nepal, uma profissão absolutamente inusitada ou em como seria jantar com a Lady Gaga. Quando você se permite pensar em assuntos que não têm nada a ver com a sua atividade, você vai retornar a ela, depois do intervalo, muito mais focado.
Quando estamos estressados, nosso corpo produz hormônios específicos, como o cortisol e a noradrenalina. Essas substâncias acabam se conectando aos circuitos de controle cognitivo, o que só dificulta ainda mais a sua concentração. Quando estiver estressado, busque fazer exercícios de respiração e recorra a atividades que deixem sua mente calminha, calminha.