
Ciência
14/09/2017 às 13:20•2 min de leitura
Hoje em dia, a crise econômica tem feito a galera “se virar nos 30” para conseguir um emprego novo ou permanecer no atual. O que muita gente se esquece é que a qualificação profissional e a educacional não são as únicas levadas em conta pelos patrões na hora de manter um funcionário na empresa.
Pesquisadores da Universidade de Bath, da Inglaterra, identificaram os melhores traços de personalidade que ajudam as pessoas a prosperarem com maior facilidade na vida profissional. Alguns fatores externos também foram apontados como explicação para o sucesso de algumas pessoas.
Para chegar a essa conclusão, foram revisados uma série de estudos que mostram as principais qualidades de pessoas que crescem em vários aspectos: socialmente, fisicamente, profissionalmente, academicamente, artisticamente etc. Com base nos resultados obtidos, foi possível eleger as qualidades essenciais para prosperar em praticamente todas as situações da vida.
Anote tudo!
Os pesquisadores afirmam que nem todo mundo que prospera tem todas essas qualidades de uma só vez, mas é importante treinar o maior número possível delas se você pretende chamar a atenção de seus empregadores e da sociedade em geral. Porém, alguns fatores externos também favorecem o crescimento e independem da vontade ou qualidade da pessoa.
Nem tudo depende de você
De acordo com o principal autor do estudo, Daniel Brown, essas características podem parecem óbvias, mas nem sempre são tão compreendidas pelas pessoas. Ele aconselha, por exemplo, que o ideal é fixar no que você quer para si mesmo e não nas expectativas criadas pelos outros ou pelas empresas.
A motivação interna vai ajudar a superar obstáculos em vários pontos da vida, tanto acadêmica, quanto profissional e social. “É provável que seja importante para os indivíduos sentir que eles têm uma escolha no que estão fazendo, que eles mantêm relações íntimas e de apoio mútuo com as pessoas ao seu redor e que eles percebam ter algum nível de competência nas tarefas que estão completando”, explicou o cientista ao site Health.
Agora é só curtir o sucesso