Estilo de vida
24/06/2018 às 09:00•1 min de leitura
O rio colombiano Canõ Cristales pode não ser um dos cursos-d’água mais extensos da bacia Amazônica — seu comprimento não passa de 100 quilômetros —, mas o que não tem em tamanho certamente ele recompensa em apelo visual. Isso porque, entre os meses de setembro e novembro, uma explosão de cores toma conta das suas águas.
A magia se dá nos arredores da cidade de La Macarena — situada a 863 quilômetros da capital do país, Bogotá — graças à proliferação de algas vermelhas, que acontece durante a transição da época mais seca do ano para a mais úmida. Na estação das chuvas, o fluxo da água corre mais rápido, impedindo o crescimento desses microrganismos e, quando predomina o clima seco, não sobra água suficiente para eles sobreviverem.
É, então, nesse curto período — de setembro a novembro — que as algas vermelhas vingam e se misturam às ervas daninhas esverdeadas e à areia amarela do fundo do rio para produzir um espetáculo visual em cinco cores diferentes: vermelho, verde, amarelo, azul e preto.
Por ficar em uma região de difícil acesso, por anos o Parque Nacional Natural Serranía de La Macarena — onde fica o Caño Cristales — esteve fechado ao turismo. A popularização do “rio das cinco cores”, no entanto, fez aumentar o interesse dos visitantes pela região, que hoje conseguem chegar nela facilmente a partir de voos que saem de Bogotá.
Galeria 1
*Publicado originalmente em 09/01/2018.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!