
Ciência
31/03/2018 às 08:00•2 min de leitura
Já falamos várias vezes sobre gladiadores aqui no Mega, mostrando que alguns não corriam tantos riscos durante as batalhas, e que existiam até gladiadoras! Muitos filmes famosos também mostraram partes da realidade destes guerreiros, que lutavam em arenas por todo o império.
E quando falamos de gladiadores, o primeiro lugar que costuma vir à mente é o Coliseu, mais famoso anfiteatro do Império Romano. Localizado em Roma, antiga capital do império, é ponto turístico essencial para quem visita a cidade. Apesar de não tão famosas, existem muitas arenas que também abrigaram batalhas na Europa, na África e no Oriente Médio.
Elas não são tão grandes como o famoso Coliseu, mas seguem grandiosas e resistindo a todo tipo de intempérie. Conheça agora algumas:
Esta pequena cidade no sul da França tem como principal ponto turístico sua Arena Romana. Construída em 90 d.C., ela era capaz de receber 20 mil espectadores, tendo espaço suficiente para corrida de bigas e lutas entre gladiadores. Atualmente, durante o verão acontece o Festival Romano, onde são feitas simulações das batalhas que um dia aconteceram ali.
Este grande anfiteatro romano, localizado na cidade de Tunes, na Tunísia, foi considerado patrimônio mundial da Unesco em 1979. É uma das mais bem preservadas construções romanas e possuiu capacidade para 35 mil pessoas.
Localizado na cidade de Pula, na Croácia, este anfiteatro abriga o Festival de Cinema de Pula, onde anualmente o vencedor leva para casa o prêmio Arena de Ouro. Ela foi inaugurada em 68 d.C. e possuía capacidade para 23 mil espectadores.
Ele é o segundo maior anfiteatro romano construído, ficando atrás apenas do Coliseu. Infelizmente, foi destruído parcialmente após a invasão da região pelos vândalos e, posteriormente, pelos sarracenos.
Atualmente localizado num região de conflito, este anfiteatro está localizado em um sítio arqueológico tombado pela Unesco. Antes mesmo dos romanos, a região já era habitada, existindo diversos registros arqueológicos que datam do século 7 a.C. Sua construção foi feita através de uma escavação, então ele fica abaixo do nível do mar.
Show dentro da arena
Também localizado no sul da França, este anfieatro foi remodelado em 1863 para abrigar touradas, que acontecem até hoje durante os festivais. Hoje em dia, ele também é palco de grandes shows na cidade.
Apresentação de ópera na Arena
Após um terremoto ocorrido em 1117, seus destroços começaram a ser utilizados como matéria-prima para outras construções. Somente durante o Renascimento iniciaram-se obras de restauro, já com o intuito de transformar a arena em um ambiente para apresentações artísticas — até hoje o lugar é utilizado como palco para shows e eventos.
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.
Tem dificuldade em se enturmar em festas? Esse truque pode ajudar.
Uma bicicleta ativa princípios complexos da física, além de agir em nosso corpo.