Ciência
08/04/2018 às 08:00•2 min de leitura
Uma quantidade gigantesca de lixos e objetos variados chega ao mar constantemente pelos mais diversos motivos. O fato é que boa parte do lixo que vai parar no mar pode um dia ser jogado novamente na terra; basta que ele “viaje” na corrente marítima certa. Ainda assim, às vezes o que surge na praia é bastante inusitado.
Então aqui vai uma lista de 5 coisas estranhas que foram encontradas na beira da praia.
Ok! Pode ser esperado que um lixo ou outro seja encontrado na praia ocasionalmente. Mas uma Harley? Não é exatamente o tipo de objeto leve que pareça poder ficar à deriva durante muito tempo.
Essa moto foi um dos milhares de objetos perdidos durante o tsunami que atingiu o Japão em 2011. A motocicleta viajou em torno de 3 mil quilômetros, indo do Japão até a costa do Canadá, em pouco mais de 1 ano.
Hoje ela está exposta no Museu Harley-Davidson, nos Estados Unidos, como um memorial a todos que morreram na tragédia.
Em 2017, um pedaço de um foguete lançado na Guiné Francesa com o objetivo de levar suprimentos para a Estação Espacial Internacional acabou indo parar na costa do Texas. Após se desacoplar do foguete, essa peça acabou pousando no oceano para depois encalhar na costa dos Estados Unidos.
Bom, a imagem já diz tudo! Esse olho solitário foi encontrado na praia em 2012 e é tão grande quanto uma bola de softball.
Muitos acreditaram que pertencesse a uma lula-colossal, mas no fim cientistas descobriram que se tratava do olho de um peixe-espada realmente grande e que provavelmente foi jogado ao mar por algum pescador.
Ah, só para complementar: o olho de uma lula-colossal é bem maior: mais ou menos do tamanho de uma bola de basquete!
Um imenso bando de 28 mil patinhos caíram do navio que os transportava, com container e tudo, em 1992. Vinte anos depois, os patinhos já viajaram o mundo inteiro, com bastante gente acompanhando seu trajeto. Durante esse tempo, muitos deles foram encalhando pelas costas mundo afora, mas ainda há alguns navegando por aí.
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, o U-Boat SM U-118 estava sendo transferido para a França para ser destruído e ter suas peças vendidas como sucata. Contudo, ao ser rebocado, em 1919, seu cabo de arrasto se partiu durante uma tempestade, deixando o submarino à deriva. Ele acabou encalhando na costa do Reino Unido no dia seguinte.